terça-feira, 8 de novembro de 2011

Aprendendo sobre Refluxo Gastroesofágico

Sensação de azia e de retorno de sucos digestivos ao esôfago podem ser sintomas de um mal crônico, a Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE). O problema, que atinge cerca de 20% da população mundial, e as formas mais indicadas de tratamento serão tema da palestra gratuita que acontecerá no Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, em São Paulo, no próximo dia 23/11, com o gastroenterologista Eduardo Berger.

O especialista explicará como se desenvolve a doença, quais são os sinais de alerta, como é feito o diagnóstico e quais são os tratamentos indicados para o controle do refluxo.

Entre os sintomas da DRGE estão, além da azia, a queimação no esôfago, dor ou opressão na região do estômago e do peito, tosse, pigarro e rouquidão ,entre outras. A diversidade de formas deste mal se apresentar tem sido motivo de muitas dúvidas, tanto dos pacientes quanto dos médicos generalistas.

Para minimizar os sintomas e evitar complicações do refluxo, o especialista indica algumas medidas como combater a obesidade, alimentar-se de volumes pequenos e com intervalo de no máximo três horas e, ao dormir, elevar a cabeceira da cama em 15 centímetros.

Tratamento
Os casos leves de DRGE são tratados com medicamentos antiácidos, como preparações à base de hidróxido de magnésio e alumínio, e medicamentos inibidores de receptores H2 histaminérgicos, como a ranitidina e cimetidina. Além disso, há os pró-cineticos, que melhoram o esvaziamento gástrico (como a domperidona, metoclopramida e bromoprida). Os mais efetivos são os inibidores da bomba de prótons (omeprazol, pantoprazol, rabeprazol dentre outros) ingeridos 1 ou 2 vezes ao dia. São também indicadas medidas como não deitar após as alimentações e dormir com a cabeceira da cama mais elevada.

Para os casos mais graves e aqueles que não respondem ao tratamento clínico, pode estar indicado o tratamento cirúrgico, que consiste na correção da hérnia de hiato ou da incontinência do esfíncter inferior do esôfago através da confecção de uma válvula anti-refluxo (fundoplicatura) com o fundo gástrico que envolve total ou parcialmente o esôfago.

Há também algumas plantas medicinais como a camomila e o alcaçuz que têm mostrado eficácia na melhora dos sintomas.Recentemente foi aprovada técnica endoscópica, trans-oral, para a correção do refluxo. A técnica envolve o uso do aparelho EsophyX e vem sendo empregada com sucesso em pacientes com hérnia de hiato pequena, ou sem hérnia de hiato. Estudos a longo prazo ainda não estão disponiveis, porém os resultados preliminares são promissores.

Lucca tinha DRGE quando nasceu
Engana-se quem pensa que o refluxo gastroesofágico acomete apenas adultos. É bastante comum inclusive, bebês e crianças sofrerem com vômitos e regurgitações principalmente após as mamadas e refeições por causa da imaturidade do esfíncter esofagiano.

O Lucca, meu filho mais velho -- que foi quem inspirou a criação desse blog -- nasceu com DRGE. Como boa mãe de 'primeira viagem', demorei pra entender o que o fazia regurgitar após cada mínima ingestão de leite e até de água... E minhas roupas, especialmente na altura dos ombros, viviam cheirando a queijo naquela época rsrs.....

Hoje lembro rindo e com saudades mas, na época, foi um susto danado. Eu ficava muito preocupada com aquelas regurgitações, com receio de que ele perdesse peso e ficasse fraco demais. Uma gastropediatra muito boa, que integrava a equipe da clínica Gastroped, em São Paulo, foi quem fez o diagnóstico e recomendou tratamento medicamentoso para ele. Ela me explicou que, em 80% dos casos, o refluxo tende a regredir a partir dos seis meses de vida, coincidindo com a introdução dos alimentos sólidos e a condição de uma postura corporal mais ereta.

E foi o que aconteceu. Na verdade, em menos de 45 dias dias de tratamento, o refluxo cessou por completo. Mantive o leite materno e o deixava “em pé” para arrotar depois de alimentado por pelo menos meia hora antes de deitá-lo. Outra dica valiosissima dizia respeito à cabeceira do berço, que deve ficar elevada para que a ação da gravidade ajude o esvaziamento gástrico, assim como a posição de lado em cima do braço direito.


Serviço | Palestra gratuita sobre Refluxo Gastroesofágico
Dia 23 de novembro, quarta-feira, às 15h
Centro de Convenções do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos
Rua Borges Lagoa, 1.450 - Vila Clementino, São Paulo/SP
Mais informações e inscrições: (11) 5080-4127 ou 5080-4351

Nenhum comentário: