Reflexões


29/8/2012

Nothing to Learn!

Recebi essa mensagem por email, como sendo da autoria do jornalista Heródoto Barbeiro, a quem respeito muito pelo profissionalismo e discernimento intelectual. Devo confessar que não tenho plena certeza da autenticidade da informação mas, de qualquer forma, achei o texto, no mínimo, sensacional. Por isso, trago-o aqui. Rumo a 2016, 15, 14, 13... ai ai....


"Não temos o que aprender com os Jogos Olímpicos de Londres. Eles é que tem que aprender conosco. Não foram capazes de gastar toda a verba que o governo destinou para as construções. Devolveram dinheiro para os cofres públicos. São uns incompetentes, não sabem montar uma concorrência pública de forma que ganha a empresa que pagar a maior propina. Não sabem sequer identificar a empreiteira dos amigos, ou aquela que tem um bom caixa dois para injetar dinheiro nas campanhas e no bolso de alguns. Ou a outra que levou governador e esposa para passear em Paris. Os britânicos desconhecem o instituto do aditivo, ou seja, daquelas novas exigências fictícias que proporcionam aumento substanciais nos valores pagos. Tem muito a aprender e nada a ensinar. Nem mesmo aquela história da pontualidade britânica. Ela é lesiva aos interesses dos que querem levar algum. Entregaram os estádios e as obras de infraestrutura antes do prazo. Um absurdo. Desta forma não dá para declarar emergência e dispensar a licitação pública porque tudo ficou para a undécima hora. São uns quadradões, orientados pelo Big Ben, e com isso não desenvolvem o jeitinho brasileiro, uma das nossas instituições nacionais. É por isso que foram ultrapassados por nós como a quinta maior economia do mundo.

Os britânicos não entendem nada de logística. Fecharam algumas faixas de tráfego, as lanes, para que os veículos possam chegar nos lugares de competição ou nos centros de imprensa. Um desperdício, pintaram as faixas com os anéis olímpicos e alertas que só veículos credenciados podem passar. E os bobocas respeitam. Quem não respeitou pagou uma multa de 130 libras, e nem foi na delegacia de trânsito para alguém quebrar a multa. Não tem criatividade. Não conhecem aqueles carros de polícia pirata, que compram equipamento e põem no carro e se disfarçam de veículos oficiais. Todo mundo sai da frente, para que o pseudo policial passe. Esses ingleses são mesmo um moleirões, não entendem nada de organização de grande eventos. E não aprendem, já sediaram os Jogos Olímpicos três vezes. Até o ônibus chega na hora, é uma chatice. Até permitiram que astros do basquete americano usassem o metrô. Nem cuidar dos amigos sabem.

O prefeito de Londres é um bonachão. Tem cara de honesto, daqueles que a gente compraria uma bicicleta usada. Talvez por isso a cidade tem muitos pontos com bicicletas públicas que qualquer um pode alugar, usar e deixar em outro estacionamento. Ainda por cima devolvem. Nem depenar uma bike eles sabem. O prefeito se desloca de metrô como se fosse um mortal como outro qualquer, não sabe usar a importância do cargo para desfilar com um carro oficial, com placa Executivo Municipal 001. Nem isso. Motorista particular, batedores, puxa sacos de toda a espécie dão um status melhor para quem governa uma cidade. Abrir mão disso é perder o respeito da população acostumada a ver o alcaide com pompa e circunstância. Por essa e por outra, o Brasil não tem nada que aprender com os britânicos em termos de organização de grandes eventos. Em 2016 vão poder aprender conosco."




12/7/2012

Aniversário do Cucca

Há exatos 12 anos, nesse mesmo horário, 9h07, a bolsa rompeu. Um misto de susto, medo, alegria, sensação de estar ganhando um presente maravilhoso de Deus. Acho que, de alguma forma, eu já sabia q estava chegando a esse mundo um garoto prá lá de especial, um garoto que mudaria minha vida pra sempre. Meu Cucca!... Ele realmente mudou tudo, fez muitas coisas valerem a pena, me ensinou lições de amor e de superação que vão ficar prá sempre.

Tudo que eu mais queria, filhote, era poder ir até a beira da tua cama e te acordar te enchendo de beijos de parabéns por seu aniversário, por seus 12 anos... poder te abraçar forte e agradecer por ser sua mãe.

Te amo muuuito, Lucca, te amo prá sempre.
Te amo mais do que o Universo!.....
Muitas saudades de você...





12/6/2012

Defeito de mulher

Quando Deus fez a mulher, já estava nas horas extras de seu sexto dia de trabalho.

Um anjo apareceu e perguntou:
- Senhor, por que gastas tanto tempo com esta criatura?

E o Senhor respondeu:
- Você viu a 'Folha de Especificações' para ela?
- Ela deve ser completamente flexível, porém não será de plástico, deve ter mais de 200 partes móveis, todas arredondadas e macias
e deve ser capaz de funcionar com uma dieta rígida, ter um colo que possa acomodar quatro crianças ao mesmo tempo, ter um beijo que possa curar desde um joelho raspado até um coração ferido'

O anjo se maravilhou com os requisitos e indagou curioso:
- E este é somente o modelo Standard?

E ponderou:
- Senhor, é muito trabalho para um só dia, espere até amanhã para
terminá-la.

E o senhor retrucou:
Não. Estou muito perto de terminar e esta criação é a favorita de Meu próprio coração. Ela se cura sozinha, quando está doente; e pode trabalhar 18 horas por dia.

O anjo se aproximou mais e tocou a mulher.
- Porém a fizeste tão suave Senhor!

E Deus disse:
- É suave, porém, a fiz também forte. Não tens idéia do que pode agüentar ou conseguir.

- Será capaz de pensar? - perguntou o anjo.

Deus respondeu:
- Não somente será capaz de pensar, mas também de raciocinar e negociar,
mesmo que pareça ser desligada ela prestará atenção em tudo o que for importante.

Então, notando algo, o anjo estendeu a mão e tocou a pálpebra da mulher...
- Senhor, parece que este modelo tem um vazamento... Eu Te disse que estavas colocando muitas coisas nela.

- Isso não é nenhum vazamento... . É uma lágrima - corrigiu o Senhor.
- Para que serve a lágrima?' - perguntou o anjo.

E Deus disse:
- As lágrimas são sua maneira de expressar seu amor, sua alegria, sua sorte, suas penas, seu desengano, sua solidão, seu sofrimento e seu orgulho.

Isto impressionou muito ao anjo.
- És um gênio, Senhor. Pensaste em tudo. A mulher é verdadeiramente maravilhosa.

- Sim, ela é!

- A mulher tem forças que maravilham os homens.
- Agüentam dificuldades, carregam grandes cargas físicas e emocionais, porém, têm amor e sorte.
- Sorriem, quando querem gritar.
- Cantam, quando querem chorar.
- Choram, quando estão felizes e riem, quando estão nervosas.
- Lutam pelo que acreditam.
- Enfrentam a injustiça.
- Não aceitam 'não' como resposta, quando elas acreditam que haja uma solução melhor.
- Privam-se, para que sua família possa ter algo.
- Vão ao médico com uma amiga que tem medo de ir sozinha.
- Amam incondicionalmente.
- Choram quando seus filhos não triunfam e se alegram quando suas amizades conseguem prêmios.
- São felizes, quando ouvem falar de um nascimento ou casamento.
- Seu coração se despedaça, quando morre uma amiga.
- Sofrem com a perda de um ser querido, mas são ainda mais fortes quando pensam que já não há mais forças.
-Sabem que um beijo e um abraço podem ajudar a curar um coração ferido.

Porém, há um que não consegui corrigir....
-É que às vezes elas se esquecem o quanto valem!



07/10/2011
Agora há pouco, abri meu email e li uma mensagem que minha irmã havia me mandado. Começava contando uma estória que dizia mais ou menos assim:

“Uma mulher que conduzia um automóvel com seus filhos quando sofreu um grave acidente. Assustada, ainda dentro de seu carro, começou a gritar:
-- Deus, por favor, salve meus meninos!
Seu olhar cheio de medo focalizou no assento traseiro onde, supostamente, estavam seus filhos, porém tudo o que viu foram vidros quebrados e duas cadeiras de crianças destruídas. Não se via seus gêmeos por lado algum. Temendo que tivessem sido lançados para fora do veículo, pediu:
-- Deus, eu suplico: não os deixe morrer!!!
Ao procurarem pelas crianças no banco traseiro do veículo, bombeiros e policiais notaram que os cintos de segurança estavam intactos. Eles chegaram a pensar que a mulher pudesse estar louca, que talvez tivesse tido um surto e, na verdade, estava sozinha no carro. Quando a procuraram para interrogá-la, ela havia havia desaparecido.
Algumas pessoas a viram passar correndo, sem rumo, e gritando mais forte que o ruído, implorando desesperadamente:
-- Por favor, ajudem a encontrar meus filhos! Eles só têm quatro anos de idade e estão vestidos iguais, com camisas azuis e jeans.
Até que, de repente, alguém gritou:
-- Hey, as crianças estão aqui na viatura do resgate, felizmente sem nenhum arranhão! E realmente eram elas...
Questionados, os pequenos simplesmente disseram que foram colocados de volta ali por um homem de branco que lhes deu um pirulito e lhes disse para esperar tranquilos que sua mãe iria levá-los para casa. Todos passaram então a procurar pelo tal homem de branco, sem sucesso.
A mãe não se continha e abraçou os gêmeos longamente. Enquanto enxugava as lágrimas, disse:
-- Mas como pode ter sido isso? Esse homem não pode ter deixado a área.
O policial, mostrando-se confuso, perguntou:
-- Como pode ser isto tudo ser verdade?
Os meninos exclamavam:
-- Mamãe, o homem disse que não devíamos nos preocupar e que você estaria bem. Colocou-nos neste carro com as luzes brilhantes e bonitas. Queríamos que ele ficasse conosco, porém ele só nos abraçou muito forte e disse que tinha que ir. Disse que, algum dia, entenderíamos o que se passou. Pediu que nos comportássemos bem, e que te disséssemos que Ele sempre estará cuidando de nós.
No mesmo momento, a Mãe, chorando, lembrou do pedido que tinha feito a Deus...
O relatório dos bombeiros não explicava como os três ocupantes de um carro que ficou completamente destruído se salvaram sem nenhum arranhão."

Logo a seguir, vinha uma oração bem curtinha que, quando li, não sei bem por quê mas me fez um bem danado: “Senhor, Te quero e Te necessito, vem ao meu coração, e abençoe minha família, minha casa, meus amigos e a mim. Amém.”.

O email pedia para passar a mensagem pra frente para muitas pessoas. Tentantiva de SPAM? Pode até ser, hoje tudo vira motivo pra usar da boa fé das pessoas e fazer milhões e milhões de correntes via internet.

Num primeiro momenro, pensei em simplesmente descartar a mensagem. Mas gostei da estorinha, principalmente do que ela nos faz pensar. Lembrei do dia em que estava com o Lucca no hospital, numa fase dificil do tratamento, e contei pra ele a parabola dos passos na areia. A frase que ele me falou quando terminei nunca mais me saiu da cabeça: “mamãe, Deus ta me carregando no colo agora, não tá?”.

Depois de tudo que vivi, me apego muito ao fato de que nada acontece por acaso. Tudo tem um motivo. Tudo tem a hora certa.

Por isso tudo que achei que dividir essa mensagem aqui seria bem pertinente.
Bom final de semana a todos!