sexta-feira, 22 de abril de 2011

Fígado: Mais sobre os exames de TGP e TGO

Como digo sempre, o Blog da Lu tem caráter informativo. As postagens relacionadas à saúde e medicina são fruto de um trabalho jornalístico que ouve experientes profissionais nas referidas áreas mencionadas. O objetivo maior é compartilhar conhecimento e, principalmente, alertar para a importância de manter uma vida saudável, de consultar um médico com regularidade e de não ingerir medicamentos que exigem prescrição sem a orientação de um especialista.

Contudo, um dos posts que já lancei aqui é está entre os mais comentados/visitados, é o que fala do TGP e do TGO. São recorrentes as mensagens querendo saber mais sobre esses marcadores e, principalmente, o que representam para o organismo alterações nos resultados dos exames que os medem.

Vamos recapitular:
TGP e TGO são indicadores sensíveis de dano hepático em diferentes tipos de doenças.

Conhecida também como ALT (Alanina Aminotransferase, a Transaminase Glutâmico Pirúvica (TGP) é encontrada em altas concentrações apenas no citoplasma do fígado. Segundo as convenções médicas internacionais, são considerados valores normais: até 31U/L (mulheres) e 41 U/L (homens). Um aumento nesses seus valores seria, em tese, um indicativo de que pode haver uma lesão hepática.

Já a Transaminase Glutâmico Oxaloacética (TGO), também chamada de AST (Aspartato Aminotransferase), é encontrada em altas concentrações no citoplasma e nas mitocôndrias do fígado, músculos esquelético e cardíaco, rins, pâncreas e glóbulos vermelhos. Quando qualquer um desses tecidos é danificado, a TGO é liberada no sangue. Os valores considerados normais são: até 31 U/L (mulheres) e 37 U/L (homens).

A elevação absoluta das aminotransferases tem grande significado diagnóstico, e não prognóstico, nas hepatopatias agudas. A causa mais comum para moderadas elevações dessas enzimas é o fígado gorduroso (esteatose), que, por sua vez, pode ser decorrência de abuso de álcool, diabetes e obesidade.

Mas deve ser enfatizado que ter níveis mais altos que o normal dessas enzimas não indica, necessariamente, que há uma doença estabelecida. Médicos hepatologistas são os mais indicados para analisar e interpretar corretamente eventuais níveis elevados de TGO e TGP.


Há dois outros exames que ajudam a identificar possíveis lesões nas células do fígado. O teste GamaGT busca lesões nos ductos biliares, já que GGT é uma enzima marcadora de colestase, isto é, quando há acúmulo de bile no sistema hepático. Esse acúmulo pode ser decorrente de uma obstrução das vias biliares devido à presença de cálculos; ou mesmo em uma hepatite, quando a função do figado fica prejudicada. Outro exame importante é o que mede a dosagem das bilirrubinas, já que avalia ao mesmo tempo lesão hepatocelular, fluxo biliar e função de síntese do fígado.

Um comentário:

Regina disse...

Estou com estes exames alterados e já marquei com um Hepatologista.

Improtante seria destacar, que em minhas pesquisas verifiquei que o uso de Paracetamol somado a anti-inflamatórios podem causar danos irreparáveis no fígado.

Tomem cuidado com auto medicação!