quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Tipo rara de câncer tem novo tratamento aprovado no Brasil

Após 20 anos sem novidades no tratamento de um tipo raro de câncer de pâncreas, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou no Brasil o uso do medicamento Afinitor™ (everolimo), da farmacêutica suiça Novartis, para o tratamento de pacientes com tumor neuroendócrino (TNE) avançado no pâncreas. A aprovação teve como base dados de um estudo fase III que envolveu 410 pacientes, publicado no The New England Journal of Medicine, uma das publicações científicas mais respeitadas do mundo.
O estudo, que é o maior já realizado em pacientes com TNE pancreático, avaliou a eficácia e segurança do uso do medicamento Afinitor™, comparado a placebo. O medicamento mais do que dobrou o tempo sem crescimento do tumor (passando de 4,6 meses para 11 meses), e reduziu em 65% o risco de progressão da doença.

Quando detectado em fase inicial, o tratamento mais indicado dos TNEs é a cirurgia para retirada do tumor. No entanto, aproximadamente 60% dos pacientes com tumor neuroendócrino de pâncreas são diagnosticados quando a doença já está em estágio avançado. Nesse estágio, o tumor é considerado agressivo e de difícil tratamento, pois já se espalhou para outros órgãos do corpo. A taxa de sobrevivência em cinco anos para esses pacientes é de 27%. Ainda, segundo o estudo publicado no New England Journal, após 18 meses, 34% dos pacientes tratados com Afinitor™ continuavam com o tumor controlado.

Tumor Neuroendócrino de Pâncreas
Os tumores neuroendócrinos surgem a partir de células que podem produzir e eliminar secreções de uma variedade de hormônios que regulam as funções corporais. Estes tumores podem ocorrer em qualquer parte do corpo, entretanto, a maioria são encontradas no pâncreas, trato gastrintestinal ou pulmões. O TNE de pâncreas é um tipo raro de câncer, sendo diferente dos tumores do pâncreas denominados adenocarcinomas pancreáticos (o mais comum). Há mais de 20 anos não havia um novo medicamento aprovado no Brasil para o tratamento de pacientes com esse tipo de  tumor.

O novo medicamento Afinitor™ atua na inibição da proteína intracelular mTOR que age na proliferação das células cancerígenas. A inibição da proteína mTOR é considerada um dos novos alvos da ciência para o tratamento do câncer. Além da indicação para TNE pancreático, Afinitor™ é aprovado no Brasil para o tratamento do câncer renal em estágio avançado e um tipo raro de tumor cerebral em crianças.

Nenhum comentário: