domingo, 22 de março de 2009

O que significa a tal da "Pega Medular"

"Pega Medular" é o momento, após a transfusão das células da medula ou das células-tronco de cordão umbilical, quando as células transplantadas conseguem produzir cada célula do sangue em quantidades suficientes dentro do organismo do paciente (receptor). É quando ele poderá receber alta médica.

Para que a pega medular seja caracterizada (isto é, para que possamos dizer que o transplante 'pegou'), é necessário observar dois fatores importantes:
- A contagem plaquetária (número de plaquetas) deve ser de 20.000/mm3, sem necessidade de transfusão por dois a sete dias seguidos;
- Os glóbulos brancos devem ficar acima de 1.000/mm3, também por igual período.

O intervalo de tempo até que isto ocorra é bastante variável, ou seja, não é igual para todos os pacientes. Também depende do tipo de transplante e da fonte de célula.

Dentro do processo normal de recuperação de um paciente com medula transplantada, mesmo após a alta médica, são previstas transfusões complementares e uso de medicamentos por via endovenosa. Só que, após a 'pega' da medula, o tratamento poderá ser feito em sistema Day Hospital, ou seja, o paciente vai ao hospital para exames e para receber a medicação, mas pode retornar para casa depois disso.

No exame de hoje do Lucca, ele está com 36.000 plaquetas (portanto, como está acima de 20.000, não precisou receber nova infusão) e com 20 leucócitos.

Nenhum comentário: