domingo, 22 de março de 2009

Felizmente, mais uma noite tranquila de sono para o Lucca

A madrugada de sábado para domingo foi mais uma em que ele conseguiu dormir tranquilo e sem grandes intercorrências de efeitos dos medicamentos que já tomou e ainda toma. Mesmo a coceira -- que é o que mais o incomoda e, está confirmado!, é reação à ciclosporina (imunossupressor que ele terá de tomar por pelo menos 9 meses para controlar e evitar a DECH - Doença do Enxerto Contra Hospedeiro) -- tem aparecido mais numa proporção e intensidade muito menores que antes.

Ela o deixou acordado entre 6h30 e 7h30 da manhã, quando insistiu bastante para que eu e a enfermeira lhe coçassem as costas, mas logo depois voltou a dormir tranquilo.

Chorou um pouco por volta de 11h quando precisou tomar dois remédios -- uma para lhe proteger o estômago, outro para controle de pressão arterial -- porque ambos só existem em comprimidos e não há outra forma senão ingeri-los por via oral. Contudo, a mucosite oral ainda o incomoda para engolir sólidos, especialmente no período da manhã. Mesmo manhoso, tomou os medicamentos.

Isso eu tenho de salientar: Lucca sempre foi muito colaborativo, desde o início, quando descobrimos a doença e ele nem sequer imagina do que se tratava. Sabia que algo não ia bem com sua cabeça. Sabia também que tinha de tomar o Óleo de Lorenzo, apesar do aspecto e gosto bastante desagradáveis que tem. Sabia dos montes de picadinhas na veia que teve de fazer ao longo desses 7 meses para exames e mais exames. Mesmo assim, não houve uma vez sequer que ele tenha se negado a tomar qualquer dose do óleo ou a fazer qualquer coleta de sangue e outros exames.

Digo sempre que Lucca demonstrou, nesse tempo todo, uma maturidade que muitos adultos não têm. Que talvez eu mesma nunca tenha tido....

Meus três filhos -- Lucca, em especial, por conta desse turbilhão todo -- me ensinam muito a cada dia. E me enchem de orgulho por serem assim, tão centrados. Mesmo com a pouca idade que ainda têm. Vira e mexe falo a eles algo que sinto mesmo, do fundo da minha alma: "Tenho um orgulho enorme de ser mãe de vocês!". E não há verdade mais verdadeira do que essa!

2 comentários:

Olá, sou a Kiki. Mulher, mãe e esposa, que observa os pequenos detalhes do dia-a-dia para compartilhá-los com vocês! disse...

Lu, que máximo está a evolução desses dias! Sei que as chatices decorrentes, como a coceira, vai passar logo e tudo vai ficar normal antes mesmo do que vc espera! Dê um beijinho no Lucca e um grandão em vc! Te adoro... Cris

Anônimo disse...

Luciana,
Desde que soube do caso do Lucca acompanho vocês daqui,e fico muito feliz pela evolução do quadro dele.A coceira,é claro incomoda,mas perto de outros tantos desconfortos já sentidos por ele...essa ele tira de letra...e quanto "a manha" para engolir os remédios,nada mais normal,afinal ele é uma criança de 8 anos,e além de tudo,sabemos que a mucosite realmente incomoda.
Você está cetíssima quando diz que ele apresenta uma maturidade que muitos adultos não possuem,é que na verdade ele é um espírito de muita Luz,e talvez tenha reflita muita,muita,mas muita Luz mesmo que diversos adultos.Orgulhe-se pelo Pai Celestial tê-la escolhida prá ser a mamãe do Lucca...
Dê um beijinho nele por mim e receba meu abraço,
Viva a Vida!!!