domingo, 22 de março de 2009

DECH é a complicação mais frequente após o transplante de medula

A complicação mais frequente do transplante de medula óssea (ou TCPH) está associada a problemas de incompatibilidade e é denominada Doença de Enxerto Contra Hospedeiro (DECH), também chamada GVHD (do inglês, Graft-Versus-Host Disease).

É popularmente conhecida como "rejeição", na qual as células do doador transplantadas reconhecem as células do organismo do paciente como ‘estranhas' e desencadeiam uma resposta imunológica contra o organismo do paciente.

A rejeição atinge principalmente a pele, o trato gastrointestinal e o fígado. Essa situação acontece porque a medula óssea produz glóbulos brancos (linfócitos) treinados para defender nosso organismo dos invasores (bactérias, fungos, vírus e protozoário), e têm uma função de reconhecer o que é estranho ao nosso organismo.

Após o transplante, a nova medula óssea produz linfócitos (que são parte dos glóbulos brancos). Essa células podem reconhecer o organismo do paciente como estranho, o que acarreta uma resposta imune que destrói e agride as células de alguns tecidos e órgãos do paciente.

Para evitar uma forte rejeição, são prescritos aos pacientes medicamentos específicos que são os imunossupressores. Eles diminuem ação das células imunes transplantadas contra o organismo do paciente. A ciclosporina -- que lhe causa a reação de coceira -- é o imunossupressor que está sendo administrado ao Lucca diariamente, a cada 12h, e que ele precisará tomar pelos próximos nove meses em média.

No caso da leucemia, é até interessante que o paciente desenvolva um pouco de DECH porque a ocorrência da rejeição em suas formas leves e limitadas é importante para a prevenção da recaída da doença. No caso da doença do Lucca, entretanto, ela não tem esse mesmo efeito. Por isso, os médicos adotaram como postura evitá-la ao máximo.


CURIOSIDADE
A DECH está diretamente relacionada ao grau de compatibilidade entre doador e receptor -- índice que é medido por meio de um exame de sangue chamado HLA (exame de histocompatibilidade). As chances de a doença se manifestar aumentam quanto menor for essa compatibilidade. Por isso, no transplante autólogo (aquele em que o paciente recebe sua própria medula, previamente tratada fora do organismo), não há rejeição, já que a medula transplantada é do próprio paciente-receptor.

Nenhum comentário: