domingo, 22 de março de 2009

Controle do balanço hídrico: o motivo da correria sempre que Lucca quer fazer xixi

Já comentei várias vezes em mensagens anteriores sobre quando Lucca acorda no meio da noite querendo fazer xixi e a correria que isso acarreta. Também não é assim tão incomum eu estar falando com alguém que me liga pra saber como ele está, de como andam as coisas, e eu pedir licença pra sair correndo "porque o Lucca quer fazer xixi".

Fiquei pensando que, pode passar na cabeça de muita gente que ele chama e saio correndo porque talvez ele não possa se levantar da cama sem ajuda, ou que seja porque está muito debilitado e impossibilitado de ir sozinho ao banheiro. Tá que ele tem sempre que carregar o 'Pedrão' (o suporte onde ficam os saquinhos de soro) pra onde quer que vá. E ele faz isso numa boa. Graaaaças a Deus, não tem a ver com nada disso!!!!

Fisicamente, Lucca está super bem. É verdade que ainda não está tão disposto, lépido e contente como naqueles primeiros seis dias de internação (também, pudera, né?), antes de começar a receber o 'famoso' ATG (imunossupressor que lhe causou efeitos colateriais realmente desagradáveis...).

Hoje em dia, ainda há momentos em que ele está mais fadigado (principalmente depois que toma os anti-histamínicos para controlar e evitar as crises de coceira -- esses são medicamentos conhecidos por dar sonolência mesmo). Há também momentos de mais desgaste, mais manha, às vezes até um pouquinho de irritação. Mas, no geral, ele está tranquilo. Sua recuperação caminha bem.

O que acontece com o xixi está relacionado à quantidade de líquido que ele ingere. Diariamente, Lucca recebe cerca de 30 medicamentos diferentes -- entre injetáveis (todos administrados via catéter que ele colocou no peito no primeiro dia de internação) e orais (comprimidos para estômago, controle de pressão, alergia etc.). São ao todo aproximadamente 3 litros de soro que ele recebe de domingo a domingo, justamente para diluir ou servir de transporte para os remédios todos.

O controle do balanço hídrico (equilíbrio entre o que ele ingere de líquidos e a quantidade de xixi que faz num dia) é fundamental para acompanhar seu quadro de saúde, em especial no que diz respeito à indesejada retenção de líquidos e/ou alteração de pressão arterial.

Assim sendo, toda vez que Lucca quer fazer xixi, precisamos lhe disponibilizar uma jarra medidora onde é possível identificar a quantidade expelida, permitindo assim o controle que mencionei acima. Felizmente, esse balanço têm se mantido estável.

Nesses últimos dias, já aconteceu de tudo. Como a noite em que ele sonhava que estava num toboágua e acabou não dando tempo de lhe disponibilizar a tal jarrinha rs..... Ou então o dia que o xixi saiu rápido demais e quase deu um belo banho na Su, enfermeira que cuida dele à tarde rsrs.... Ossos do ofício, rsrsrs....Foi uma risada só de todo mundo no quarto! hehehe!

Bom, nesse exato momento, só pra não fugir à regra, lá vou eu sair correndo de novo: mais um xixi à vista!

Até mais!

3 comentários:

Anônimo disse...

Lu, a cada dia te admiro mais, pela mulher incrível que você é. Pela força que você tem, pelo equilíbrio de sempre, pela determinação, pela forma sensata como lida com os problemas, por esse coração enorme e lindo. Tenho certeza de que os meninos também se orgulham muito por terem uma mãe como você. Eu, por minha vez, tenho mais que orgulho de poder estar perto de você. Sou mesmo é muito feliz por isso. Um beijo!

Anônimo disse...

Luciana,
Bom dia!
Além da sua determinação admiro a maneira "despojada" como lida com a situação,levando ao riso o leitor de seus relatórios,sem contudo fazer com que percam a seriedade.Estou feliz pela recuperação do Lucca e pelo seu brilho!!!
Recebam minhas vibrações.

Anônimo disse...

Oi luuu
to adorando saber td do lucca aqui neste blog..........minina vc é mesmo uma historiadora.....parece q to lendo um livro ..........."Lucca e sua recuperação eficaz" eheheheh........manda milhoes de bj pra ele , fala q a Gi e todos os amiguinhos da sala do lucca estao com saudades , e esperando por ele anciosos..........
bjo
Deus abençoe vcs
Rê e Gi