segunda-feira, 8 de junho de 2009

Susto agora à tarde: Lucca tem longa hemorragia em uma das narinas

Lucca estava deitado na cama assistindo Discovery Kids. Tudo bem, tranquilo, sem febre ou qualquer outra alteração de saúde. De repente, contudo, ouço dele um "mamãe.... meu deus.... olha isso.....". Como que se aquilo fosse um sinal de medo e susto. E de fato tinha razão prá ser.

Do nada, começou a sair bastante sangue de sua narina direita. "Meu nariz parecia uma torneira de água vermelha", disse Lucca pra sua madrinha Didi agora há pouco, referindo-se à hemorragia que ele apresentou por volta de 3h da tarde.

Sangramentos nasais, também chamados de Epistaxes, são situações freqüentes, principalmente em crianças.

Para cumprir as suas funções de umidificar e aquecer o ar captado da atmosfera, o nariz possui uma extensa vascularização sob a sua mucosa. No septo nasal em sua porção anterior há uma região altamente vascularizada e sujeita à microtraumas (Plexo de Kiesselbach) onde acontece a maioria das perdas sanguíneas nasais, usualmente devido ao modo de assoar o nariz, de coçar ou mesmo de colocar o dedo no nariz ,ou cosequência de trauma, que pode ocorrer em choque acidental, queda, brincadeira mais forte, bolada etc. Ou ser acontecimento totalmente espontâneo.

No caso do Lucca, a causa estaria associada, segundo a equipe médica, a uma associação de fatores: o fato de o ar estar mais seco nessa fase e, principalmente, porque ele está hoje com um quadro de plaquetopenia -- quando o total de plaquetas está abaixo do mínimo necessário para impedir a ocorrência de hemorragias (leia também Lucca receberá mais uma transfusão de plaquetas hoje).

Não posso assegurar qual o volume de sangue perdido nessa epistaxe de hoje à tarde, apenas que foi expressiva.

Em geral, a quantidade de sangue que sai do nariz, mesmo de uma criança pequena, é difícil de ser avaliada. A medida do volume de sangue perdido é altamente prejudicada pelo simples fato do sangue, mesmo em pequenas quantidades, ser capaz de produzir grandes manchas em panos, gazes etc. O que dá uma impressão de gravidade, aumentando, assim, a angústia e preocupação dos pais e pessoas próximas à criança. Felizmente, esta situação raramente é uma ameaça à saúde e, portanto, pode ser conduzida com tranqüilidade.


Quando procurar o médico em caso de sangramento nasal
  • Se o sangramento ocorrer após uma batida na cabeça;
  • sangramento por mais de 15 minutos;
  • quando se torna muito freqüente;
  • se o sangramento causar dificuldade para respirar;
  • ocorrendo sangramento simultaneamente em outros lugares: pele, articulações, gengivas;
  • história de doença hemorrágica (sangramento) na família;
  • sangramento pelas duas narinas;
  • se houve introdução de corpo estranho, e suspeita de fratura.

O mais importante, quando ocorrem essas hemorragias, é manter a calma e a tranquilidade. Os médicos também recomendam que a criança seja mantida sentada e que a narina sangrante seja pressionada contra o septo nasal por 10 a 15 minutos. É importante que a criança não deite de costas, para evitar que o sangue, se aspirado, provoque tosse e ou vômitos. A cicatrização total dos vasos nasais pode levar de 7 a 10 dias.

Nenhum comentário: