terça-feira, 7 de junho de 2011

Pfizer alerta que vacinar é preciso

“As vacinas são a melhor forma de proteção. Isto porque elas são capazes de impedir o ataque de vírus e bactérias que podem causar diversas infecções”. Com essa declaração do Dr. Renato Kfouri, pediatra e Presidente da Associação Brasileira de Imunização (SBIM), a Pfizer* quer, neste dia 9 de junho, Dia Mundial da Imunização, chamar a atenção para a importância da vacinação contra doenças pneumocócicas -- que, segundo o especialista, são graves, complexas e congregam um grupo de enfermidades causadas pela bactéria Streptococcus pneumoniae, também conhecida como pneumococo.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a DP causa até 1,6 milhão de óbitos a cada ano em todo o mundo. Até 1 milhão desses óbitos ocorrem em crianças menores de cinco anos de idade, o que torna a doença um risco significativo para a saúde pública global e uma das principais causas de morte evitáveis por vacina entre crianças.

Há mais de 90 sorotipos (cepas) conhecidos de S.pneumoniae, porém apenas um pequeno subgrupo causa a maioria das doenças pneumocócicas em todo o mundo. O pneumococo pode se colonizar no trato respiratório superior, causando vários tipos de doenças, inclusive a doença pneumocócica invasiva (DPI), na qual as bactérias entram na corrente sanguínea ou em outros locais estéreis. Entre as DPIs incluem-se bacteremia/septicemia (infecções bacterianas do sangue) e meningite (inflamação da membrana que reveste a medula espinhal ou o cérebro).

S. pneumoniae também pode se propagar pelo nariz e garganta até o trato respiratório inferior e ouvido, o que pode resultar em doenças pneumocócicas não invasivas, incluindo pneumonia e otite média (infecção do ouvido médio).



* Fundada em 1849, a Pfizer é uma das mais completas e diversificadas companhias do setor farmacêutico. Presente em mais de 150 países, a empresa está no Brasil desde 1952. Melhorar a saúde e proporcionar bem-estar fazem parte da missão da Pfizer ao descobrir, desenvolver, fabricar e comercializar medicamentos de prescrição, genéricos e de consumo para Saúde Humana e Animal. A companhia oferece opções terapêuticas para uma variedade de doenças em todas as etapas da vida, com um portfólio que engloba desde vitaminas para gestantes e vacinas para bebês, até medicamentos para doenças complexas, como dor, câncer, tabagismo, infecções e doença de Alzheimer. Entre seus produtos, destacam-se Lípitor, Enbrel, Viagra, Sutent, Lyrica, Rapamune, Champix, Eranz, Centrum, Pristiq, Zyvox, Advil e a vacina Prevenar. A Pfizer também mantém e acompanha projetos sociais voltados para educação, saúde e sustentabilidade no País

Um comentário:

enfermeiradinha disse...

Olá Lu, adorei seu blog.
Parabéns!!!!!!!!!!!!!!