domingo, 26 de abril de 2009

Uréia e creatinina são marcadores importantes para medir a função renal

Os rins desempenham funções muito importantes no organismo, sendo a filtrangem do sangue a principal delas. São esses órgãos que eliminam substâncias tóxicas deocrrentes do processo de metabolismo, além de serem responsáveis por manter o equilíbrio de eletrólitos no corpo humano (tais como sódio, potássio, cálcio, magnésio, fósforo, entre outros).

Dois são os exames mais comumente realizados para avaliar a função renal: o que mede o nível de creatinina e o que avalia a quantidade de uréia. Ambos podem ser realizados a partir de amostras de sangue ou de urina do paciente.

A creatinina é um composto orgânico nitrogenado não-protéico formado a partir da desidratação da creatina. Uma parte da creatina livre nos músculos não participa da reação e é convertida espontaneamente em creatinina.

Já a uréia é sintetizada no fígado a partir de CO2 e amônia. É o principal produto do metabolismo protéico, circula no sangue e é filtrada nos rins, a maior parte excretada na urina. Não é tão específica para avaliação da função renal como a creatinina. Mas é mais sensível a alterações primárias das condições renais, por isso é um marcador que tem forte importância em casos que envolvam esta condição.

São considerados resultados normais para creatinina, os índices que ficam entre os seguintes números:
- Adulto: 0,60 a 1,30 mg/dL
- Criança 0 a 1 semana: 0,60 a 1,30 mg/dL
- Criança 1 a 6 meses: 0,40 a 0,60 mg/dL
- Criança 1 a 18 anos: 0,40 a 0,90 mg/dL

No caso da uréia, os valores de referência ou normais são os que estão entre 8 e 38 mg/dL.

Valores aumentados de uréia são inidícios de insuficiência renal aguda ou crônica, choque, insuficiência cardíaca congestiva, desidratação acentuada, catabolismo protéico aumentado, perda muscular, alguns medicamentos também podem causar aumentos da uréia (tetraciclinas com uso de diuréticos, é um caso). Já valores reduzidos são referidos em casos de gravidez (segundo trimestre), diminuição do consumo de proteínas, uso de reposição de fluidos intravenosa, insuficiência hepática severa, infância, desnutrição, certos medicamentos, entre eles, hormônios anabolizantes, estreptomicina, cloranfenicol.

Na avaliação da creatinina, resultados acima dos especificados como limite indicam diminuição da função renal, desidratação e choque, obstrução do trato urinário, intoxicação com metanol, doenças musculares. Valores abaixo dos de referência são indicativos de debilitação, gravidez e massa muscular reduzida.


MAS, ATENÇÃO!
Apenas os profissionais médicos estão de fato habilitados para fezerem a leitura correta e avaliação segura dos resultados desses e de quaisquer outros exames clínicos realizados. É fundamental consultar um especialista. Visite seu médico regularmente! Isso é cuidar de sua saúde com responsabilidade.

3 comentários:

adriana disse...

fiz um exame e a minha ureia deu alterada exatamente 94.00mg e acreatinina 3.10mg o que devo fazer

Anônimo disse...

quais as onsequencias de fosforo em eseso no sangue

Creatina disse...

Muito bom o artigo LU parabéns, informação muito importante