terça-feira, 31 de março de 2009

Contagem de leucócitos do Lucca permanece baixa mas estado geral de saúde dele está controlado

Continua a oscilação na contagem de marcadores do sangue do Lucca. O total de plaquetas está hoje em 24 mil e ele apresenta 10,4Hb (hemoglobina). A quantidade de leucócitos permance baixa ainda -- voltou a 20 leucos, contra 40 do hemograma de ontem. Para os médicos, contudo, essa diferença não é significativa. Porque ambos os números estão numa mesma faixa da escala de contagem das células de defesa dor organismo. Leocócitos (ou glóbulos brancos) acima de 100 unidades começam a ser vistos como em crescimento e evolução. Mesmo assim, quadro geral de saúde dele está bastante estável e satisfatório.

Por enquanto, os neutrófilos -- tipos de leucócitos responsáveis pela ação contra infecções bacterianas -- permanecem zerados no organismo do Lucca. Esse é um marcador realmente importante para determinar que houve a esperada 'pega medular' (http://blogdalucianaleite.blogspot.com/2009/03/o-que-significa-tal-da-pega-medular.html) e para que, consequentemente, possa-se pensar em alta hospitalar.

A produção e liberação dos neutrófilos funcionais da medula óssea no organismo são estimuladas normalmente por uma glicoproteína (G-CSF) que, por enquanto, o organismo do Lucca não produz, pelo menos não em quantidade suficiente. Por esse motivo, ele vem recebendo diariamente, desde o dia seguinte do transplante, doses de um medicamento chamado Granulokine®, que contém a G-CSF recombinante.

Esse medicamento tem a função e a carcaterística de provocar aumentos evidentes nas contagens de neutrófilos no sangue periférico, com elevações mínimas também dos monócitos. Os neutrófilos produzidos em resposta ao Granulokine® apresentam função normal ou aumentada como demonstrado em testes de função quimiotáxica e fagocitária.

O uso do Granulokine® em pacientes submetidos a sessões de quimioterapia citotóxica leva a reduções significativas na incidência, severidade e duração da neutropenia e neutropenia febril. Além disso, estudos clínicos demonstraram que pacientes tratados com quimioterapia citotóxica e Granulokine® requerem menor número de dias de hospitalização e de admissões hospitalares pós-alta, apresentando necessidade reduzida de antibióticos quando comparados aos pacientes tratados apenas com quimioterapia citotóxica.

Um comentário:

Magali disse...

Oi desejo á vcs muita fé e esperança nessa caminhada, confie em Deus td vai dar certo.bjos