terça-feira, 10 de março de 2009

Lucca está reagindo bem à quimio

Há 1 hora, Lucca está recebendo a infusão de uma substância quimioterápica chamada busulfan, indicada para o tratamento condicionante (de preparação) de adultos e crianças antes de um transplante de medula e/ou de células progenitoras hematopoéticas (as células que dão origem e produzem as células sanguíneas).

Até agora, Lucca está reagindo muito bem, e não apresentou nenhuma das reações adversas esperadas durante esse ciclo da quimioterapia.

Cada perfusão durará três horas e será administrada ao Lucca uma vez por dia, durante quatro dias consecutivos antes do tratamento com outras drogas quimioterápicas -- que deverá ser a ciclofosfamida ou o melfalano -- e do transplante.

O busulfan pertence a um grupo de medicamentos designados agentes alquilantes. Estas substâncias são citotóxicas, o que significa que destroem células, particularmente células que se desenvolvem rapidamente, tais como células cancerosas ou progenitoras (estaminais). O busulfan é administrado antes do TMO (ou TCPH) para destruir as células defeituosas e as células progenitoras hematopoéticas então presentes. Este processo é chamado de "mieloablação".

O próximo ciclo de quimioterapia terá como objetivo principal suprimir o sistema imunológico, de forma a diminuir as defesas naturais do organismo. Isto ajuda as células transplantadas a "enxertarem" (quando as células começam a crescer e a produzir células sanguíneas normais).

Nenhum comentário: