segunda-feira, 18 de julho de 2011

Chega ao Brasil primeira terapia complementar via oral para DPOC aprovada pela Anvisa

A Nycomed acaba de lançar no mercado brasileiro o medicamento Daxas®, exclusivo para o tratamento da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, também conhecida como DPOC. Trata-se de uma nova classe terapêutica que chega ao País, sendo a primeira terapia complementar via oral aprovada pela Anvisa. O medicamento possui ação específica e efetiva no combate à inflamação latente da DPOC, atuando como terapia associada aos medicamentos sintomáticos. Sua ação ajuda a diminuir as exacerbações, também chamadas de crises, retardando a progressão da doença, com qualidade de vida e aumento do tempo de sobrevida dos pacientes.

A DPOC é uma doença crônica dos pulmões que diminui a capacidade de respiração. Os sintomas podem ser os mesmos de outras doenças respiratórias, como a asma, dificultando o diagnóstico preciso. “A doença evolui a partir do agravamento das exacerbações, que vão acontecendo com maior frequência e intensidade. Sendo o tratamento dos sintomas feito por via inalatória, faltava uma medicação oral para atuar nas inflamações, como terapia complementar. Estamos falando de um medicamento inovador com efeito específico para DPOC, que trata a doença de forma assertiva e supre uma necessidade negligenciada anteriormente”, explica o Dr. José Roberto Jardim, médico pneumologista da UNIFESP (Universidade Federal da São Paulo) e membro do comitê internacional de DPOC.


As pesquisas para desenvolvimento do roflumilaste, princípio ativo da droga, começaram na Alemanha há cerca de 20 anos. “Este é o único medicamento que atua diretamente na inflamação, reduzindo o número e a intensidade das exacerbações que os pacientes sofrem. Ele age de forma silenciosa para melhorar a qualidade de vida do paciente”, afirma Dr. Jardim. O novo medicamento é o primeiro produto em sua classe terapêutica e representa uma nova esperança para os pacientes de DPOC.

No Brasil, o Estudo Platino mostrou que somente 13% dos casos de DPOC são diagnosticados corretamente, o que prejudica o início do tratamento ainda na fase precoce. Estima-se que até 2020 a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica será a terceira causa de mortes no mundo, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde). A previsão é baseada em uma somatória de fatores relacionados a um estilo de vida pouco saudável, muito comum em centros urbanos, e que combina tabagismo e a poluição do ar, má alimentação, sedentarismo e situações de estresse.


Sobre Daxas® Daxas® tem como principio ativo o roflumilaste, sintetizado pela primeira vez no ano de 1993, pelo falecido Dr. Hermann Amschler, pesquisador do laboratório Byk Gulden, em Konstanz, Alemanha. É o primeiro fármaco de uma nova classe, os inibidores da fosfodiesterase 4. Daxas® atua com foco na inflamação específica da DPOC e já faz parte das Diretrizes Globais para Manejo da DPOC (GOLD – Global Initiative for Chronic Obstructive Lung Disease).

Nenhum comentário: