Três departamentos da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp abrem vagas para pessoas que queiram participaar como voluntárias de importantes pesquisas clínicas.
PILATES
A disciplina de Reumatologia busca pacientes com dor no pescoço há mais de três meses para participar de um estudo sobre o método Pilates de exercício físico. Os voluntários podem ser de ambos os sexos, ter entre 18 e 65 anos e ter disponibilidade de participar duas vezes por semana dos encontros. Não podem ser voluntários os portadores de Fibromialgia ou outras doenças musculares, deficiência visual ou auditiva que possam atrapalhar os exercícios, usuários de remédio de uso contínuo, como antidepressivos ou anticoncepcionais com tratamento iniciado a menos de três meses. Para os praticantes de atividades físicas, recomenda-se que participem apenas os que iniciaram atividade regular há, no mínimo, três meses. Os interessados podem entrar em contato com Luciana Araújo nos telefones (11) 6049-4514/5478-4476/3083-4798 ou no e-mail lucianapilates@yahoo.com.br
EXERCÍCIO E FIBROMIALGIA
Também estão sendo recrutadas voluntárias para participarem de pesquisa sobre exercícios e fibromialgia. Podem participar mulheres com diagnóstico de fibromialgia do com idade entre 18 e 60 anos de idades e que saibam nadar. Estão disponíveis 30 vagas para o estudo. Os encontros acontecerão 3 vezes por semana, por um período de 12 semanas. As interessadas deverão entrar em contato com Giovana Fernandes pelo telefone (11) 8498-7581. O Ambulatório da transição para a menopausa e pós-menopausa, do Departamento de Ginecologia, da Unifesp, está recrutando mulheres para participar de uma pesquisa para verificar a dor em mulheres na menopausa, portadoras de fibromialgia. As interessadas devem ter entre 45 e 60 anos, com pelo menos um ano no período da pós-menopausa, serem portadoras de fibromialgia e não praticarem nenhum tipo de exercício físico. Não serão aceitas mulheres que fazem uso de terapia hormonal, antidepressivos, antiinflamatórios, diabéticas, hipertensas e com insuficiência renal. A triagem das voluntárias será feita no ambulatório do Climatério (Rua Embaú, 66 - Vila Clementino), às quartas-feiras das 14h às 17h, e nas quintas-feiras das 8h às 11h. Informações pelos telefones: (11) 3341-3608, falar com Nelma Menezes. Serão selecionadas 60 mulheres e o prazo de inscrição se estende até o preenchimento das vagas.
TRATAMENTO DE AFTA RECORRENTE
O Ambulatório de Estomatologia, do Departamento de Otorrinolaringologia e Cabeça e Pescoço recruta homens e mulheres, com idade acima de 18 anos, para participar de uma pesquisa sobre tratamento de afta recorrente. Os interessados poderão entrar em contato para agendar consulta no telefone (11) 5084-9965 ou por e-mail estomatologia@unifesp.br
TRATAMENTO DE INSÔNIA
O Departamento de Psicobiologia abriu vagas para vountários com idades entre 20 e 64 anos, que tenham dificuldades em dormir, para estudo com o objetivo de tratar a insônia. O voluntário realizará exames de sono, responderá a alguns questionários e fará exame laboratorial. O tempo de duração do estudo será de cerca de dois meses e, durante este período, ele deverá comparecer ao centro de pesquisa para quatro visitas. Inscrições: (11) 5908-7094/7344/7121 (horário comercial)
Sobre a Unifesp
Criada oficialmente em 1994, a Unifesp originou-se da Escola Paulista de Medicina (EPM), entidade privada fundada em 1933 que foi federalizada em 1956. Em 1940, a EPM inaugurou o Hospital São Paulo, primeiro hospital-escola do País, que hoje é o Hospital Universitário da Unifesp, localizado no campus São Paulo, no bairro Vila Clementino. Na ocasião da criação da Unifesp, a instituição era a primeira universidade brasileira especializada em Saúde, abrigando em seu currículo de graduação os cursos de Medicina, Enfermagem, Biomedicina, Fonoaudiologia e Tecnologias Oftálmica e Radiológica. Em 2005, iniciou-se o projeto de expansão por meio do Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), coordenado pelo Ministério da Educação (MEC), com a criação do campus Baixada Santista. Em 2006, foi criado o campus Guarulhos, seguido de Diadema e São José dos Campos, em 2007, dando seguimento ao processo de ampliação. O ambicioso processo de expansão fez com que a Universidade saltasse de um para cinco campi e de cinco para 28 cursos. Com os novos campi, a Instituição deixou de atuar exclusivamente no campo da saúde, inaugurando cursos nas áreas de Humanas (Guarulhos), Exatas (São José dos Campos) e Biológicas (Diadema). O campus Osasco, com início das aulas previsto para o primeiro semestre de 2011, será voltado para a área de Negócios. No Vestibular 2011, a instituição oferece 2.669 vagas em 33 cursos de Graduação. Atualmente, a Unifesp conta com 6.442 alunos matriculados nos cursos de Graduação, além de 2,7 mil discentes em 50 programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado, Mestrado Acadêmico e Mestrado Profissionalizante) e 6.296 na Pós Graduação Lato Sensu (Especialização e Aperfeiçoamento). Além disso, a instituição conta com 800 discentes no maior programa de residência médica do Brasil. A Unifesp tem em seu quadro 1.163 docentes, sendo que 95% possuem título de doutor, um percentual que marca a qualidade de ensino oferecida pela Instituição. No segundo semestre de 2010, tiveram início as atividades do campus avançado de Extensão Universitária da Unifesp, o primeiro deste tipo no Brasil, implantado no município de Embu das Artes, na Região Metropolitana de São Paulo. O campus avançado de extensão universitária da região de Santo Amaro, na capital paulista, também inicia suas atividades no começo de 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário