segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Evento gratuito em São Paulo pretende mobilizar população sobre doenças vasculares

No próximo dia 16/10, domingo, a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular - Regional São Paulo (SBACV-SP), com o apoio da Prefeitura da cidade, promoverá o 5º Dia Vascular de São Paulo – Prevenção de Doenças Venosas, Arteriais e Linfáticas no Parque do Povo (Ponte Cidade Jardim), das 10 às 14 horas. O evento tem como objetivo orientar a população, gratuitamente, sobre as diversas doenças vasculares e como preveni-las. Profissionais de cirurgia vascular e residentes da especialidade foram selecionados para participar desse dia.
A unidade móvel -- que já passou pelas cidades de Sorocaba, São Caetano do Sul e Santos e, depois da capital, terá a sua próxima parada em Campinas (22/10) -- será equipada com sala de triagem e orientação e contará com palestras.

As lesões causadas pelo diabetes nos pés e as doenças vasculares, como varizes, carótidas, trombose venosa, doença arterial obstrutiva dos membros e aneurismas farão parte das apresentações e orientações. Assim o público poderá conhecer melhor como funciona o trabalho de um médico cirurgião vascular, que é o responsável por diagnosticar e tratar doenças venosas, arteriais, linfedema (elefantíase), vasculites, entre outras.

A educadora física e apresentadora Solange Frazão participará do 5º Dia Vascular de São Paulo comandando exercícios de alongamento e também realizará uma palestra sobre qualidade de vida, saúde e os benefícios de atividades físicas diárias.

Causas das enfermidades vasculares
As principais causas das doenças vasculares são: sedentarismo, má alimentação, obesidade, cigarro, pressão alta e estresse do dia a dia. Das doenças vasculares, as varizes são as mais comuns. Estima-se que ela atinge cerca de 30% dos homens e 70% mulheres, em decorrência de fatores constitucionais e hormonais. Dor, cansaço e sensação de peso nas pernas, ardência, edema (inchaço), câimbras, dormência e áreas de pele inflamada com prurido (coceira) são os sintomas mais frequentes de quem tem varizes. Antes de qualquer cirurgia, em alguns casos, tenta-se o tratamento das varizes com o uso de meias elásticas, principalmente durante a gestação, e a utilização de medicamentos que melhoram o fluxo venoso.

SERVIÇO
Data: 16 de outubro de 2011 (domingo)
Horário: das 10 às 14 horas
Local: Parque do Povo (Ponte Cidade Jardim) – Itaim Bibi – Zona Sul de São Paulo
Evento Gratuito

Nenhum comentário: