segunda-feira, 24 de outubro de 2011

29/10: Dia Mundial da Psoríase terá caminhada no Parque do Ibirapuera

Com o objetivo de ajudar na divulgação de informações sobre a Psoríase e esclarecer a população sobre esta doença, a Sociedade Brasileira de Dermatologia em parceria com a Regional de São Paulo (SBD RESP) promovem, no dia 29 de outubro, a partir das 9h da manhã, a Caminhada do Dia Mundial e Nacional da Psoríase, no Parque do Ibirapuera (em tenda montada próxima a ponte de ferro), em São Paulo, SP. A ação, parte da Campanha de Conscientização da Psoríase (também promovida pela SBD) traz o slogan “Um beijo, um abraço, um aperto de mão” e, desta vez, não terá como foco o atendimento à população, mas sim, a conscientização sobre a doença. A caminhada acontecerá também simultaneamente em outras seis capitais brasileiras (Brasília, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Salvador).

No decorrer da atividade, especialistas da RESP distribuirão folhetos explicativos sobre a doença. E, para melhor demonstrar como a doença se manifesta na pele, alunos de um Curso Profissional de Maquiagem irão reproduzir as características das lesões de psoríase na pele dos participantes e dos médicos da Campanha.

Segundo Dr. Ricardo Romiti, dermatologista e membro da Regional de São Paulo, “por mais que a psoríase acometa um elevado número de pessoas, ainda são poucos aqueles que conhecem as suas particularidades, principalmente o fato de que não se trata de uma doença contagiosa”. E acrescenta, “com a Caminhada, queremos proporcionar um ambiente onde haja interação entre os portadores e aqueles que não apresentam a doença, livres de qualquer tipo de preconceito”.

A Psoríase é uma doença comum de pele, que atinge cerca de 3% da população mundial. Freqüente em homens e mulheres na faixa etária entre 20 e 40 anos, é caracterizada pela presença de lesões róseas ou avermelhadas, recobertas por escamas esbranquiçadas, que podem aparecer em diferentes áreas do corpo, como cotovelos, joelhos ou couro cabeludo, unhas, palma das mãos e planta dos pés. Embora não tenha cura, possui tratamento e, ao contrário do que muitos pensam, não é uma doença contagiosa.

Do total de portadores, 30% dos casos têm a presença do fator genético. No entanto, situações de estresse emocional, traumas ou irritações na pele, bem como infecções na garganta, baixa umidade do ar ou, até mesmo, alguns medicamentos, podem contribuir para o aparecimento da doença.

O tratamento da psoríase deve ser prescrito e acompanhado por um dermatologista. Para casos em que a doença está em um estágio leve, são recomendadas pomadas, loções, xampus e géis. Já em situações mais graves, o uso de sessões de fototerapia (ultravioleta com ou sem remédio), medicamentos de uso oral ou injetável são indicados.

Além disso, para o bem estar do paciente, recomenda-se, também, uma alimentação balanceada, exposição moderada ao sol, sempre acompanhada do uso de protetor solar. Especialistas sugerem também evitar situações de estresse e manter a auto-estima sempre alta.

Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia – SBD
http://www.diamundialdapsoriase.com.br/

Nenhum comentário: