sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Brasil e Reino Unido selam cooperação bilateral

Governo inglês está interessado, entre outros projetos, em apoiar o Ministério da Saúde do Brasil nas Olimpíadas de 2016


Os ministros de Saúde do Brasil, Alexandre Padilha, e do Reino Unido, Simon Burns, assinaram no Rio de Janeiro, documento para expandir parcerias na área da saúde. O governo britânico quer apoiar o país na estruturação dos serviços de saúde para os Jogos Olímpicos de 2016, com sede na capital do Rio, estabelecer acordos para o desenvolvimento conjunto de medicamentos, realização de pesquisas e cooperação em vigilância sanitária. As duas autoridades se reuniram durante o evento da Organização Mundial de Saúde (OMS), a Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde, que termina nesta sexta-feira (21), no Rio de Janeiro.

Para Burns, o momento de crise econômica evidência que os países precisam cooperar mais. “É preciso mais colaboração entre as nações, sobretudo as parcerias entre ricos e pobres. Neste momento, devemos trocar experiência de gestão, apresentar nossos programas e dividir acertos”, afirmou.

O ministro da Saúde do Brasil, Alexandre Padilha, destacou o incentivo que o governo federal tem dado a realização de parcerias entre empresas públicas e privadas para a fabricação de medicamentos. São cerca de 30 acordos de transferência de tecnologia envolvendo empresas nacionais e internacionais. O ministro inglês demonstrou interesse na produção da vacina da gripe, que é fabricada no Instituto Butantan, empresa pública brasileira - poucos países dominam esse processo.

Essa e outras possibilidades de cooperação serão detalhadas nos dias 3 e 4 de novembro, quando profissionais de saúde e representantes do governo dos dois países participam de um workshop sobre o assunto em Brasília. O acordo prevê reuniões como essa uma vez ao ano.

OUTRAS PARCERIAS
Padilha também se reuniu, nos dois primeiros dias da Conferência, com representantes dos Estados Unidos, Peru, Holanda e África do Sul. Na conversa com o secretário de Serviços Humanos dos Estados Unidos, Rathleen Sebelius, ressaltou-se a importância de cooperação trilateral com países africanos. O ministro Padilha aproveitou para apresentar a parceria do Brasil com o governo de Moçambique para a construção de uma fábrica de antirretrovirais.

O ministro do Peru, Alberto Tejada Noriega, no encontro com Padilha, pediu apoio brasileiro na estruturação de programas nesta área. “O Brasil é um modelo das políticas sociais de saúde”, disse. Padilha convidou o ministro peruano para visitar o país em uma missão e conhecer as ações brasileiras.

Nenhum comentário: