terça-feira, 27 de setembro de 2011

Hepatite C ainda é desconhecida da maioria da população, revela pesquisa

O medo de contrair a doença é compartilhado por 52% dos brasileiros residentes em 11 cidades do país, mas apenas 1% considera a doença grave. No total, 84% deles nunca fizeram teste de detecção para a hepatite C e 79% ignoram as formas de tratamento para o problema que atinge 1,5 milhão de pessoas no Brasil
  
A MSD divulgou hoje o resultado de uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha que buscava identificar o nível de conhecimento da população sobre a Hepatite C. Do total de entrevistados, 51% não sabe definir espontaneamente a doença, que é responsável por mais de 70% dos quase 15 mil óbitos causados por todos os tipos de hepatites na última década no Brasil.

A pesquisa investigou qual a percepção da população de 11 cidades brasileiras, em relação a um conjunto de aspectos importantes da hepatite C (doação de sangue, diagnósticos, vacinação, complicações no fígado, consequências, entre outros) e o quanto essa percepção interfere para a disseminação de informação sobre a doença.

Sobre a pesquisa
A pesquisa foi realizada por meio de abordagem pessoal e aplicação de questionários, respondidos por 1.137 pessoas, entre 08 e 10 de junho de 2011. O público pesquisado abrangeu homens e mulheres, com 18 anos ou mais, pertencentes a todas as classes econômicas, em 11 cidades brasileiras: de Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Manaus, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Campinas (interior do estado), Porto Alegre e Distrito Federal. A margem de erro para o total da amostra, considerada pelo Datafolha, é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. 

Nenhum comentário: