quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Até onde você iria por amor?

Estréia amanhã, 11 de setembro, nas telas de cinema de todo o país, o filme "Uma Prova de Amor", o sexto longa-metragem de Nick Cassavetes -- o mesmo diretor de "Diário de uma Paixão" (The Notebook, 2004) -- que volta a apostar numa estória recheada de realidade que mistura dores e afetos. Antes era a história de um casal. Agora, de uma família.

Eu já falei sobre esse filme aqui no Blog (leia também TMO voltará à cena nas telas do cinema). Foi no dia 21 de abril. Lucca estava prestes a receber alta da Unidade de TMO do Einstein. A nova medula já havia pego. E eu acredita piamente que tudo terminaria bem, que meu filhote ia se salvar da adrenoleucodistrofia com um bem sucedido transplante e sem infecções ou complicações oportunistas.

Naquela noite, falei com o Lucca sobre a história do novo filme (que, na época, ainda não tinha título em português) e sobre quanto deveria ser emocionante. Ele quis saber quando o filme iria chegar ao cinema aqui no Brasil. E, quando lhe disse que seria em setembro ou outubro, ele me falou feliz da vida: "Ah, mamãe, tem bastante tempo até lá. Vai dar pra eu ficar bem bom e a gente pode assistir junto no cinema depois que eu receber alta".

O filme estréia amanhã. E Lucca já está bem bom. Não fisicamente aqui do meu lado, no meu colo. Mas só quero pensar que ele está ótimo agora! Devo confessar que isso tudo só me tenta a ir mesmo no cinema amanhã.... Sozinha. Sem neuras. Sem delineador ou rímel ou outra maquiagem no rosto. Pra não ficar com olhos de panda de tanto chorar.... E se eu der a sorte de sentar num assento que tenha o do lado direito livre, tanto melhor. Era o lugar que ele sempre escolhia....



Sobre o filme - Cameron Diaz e Jason Patric vivem os pais de Kate (Sofia Vassilieva), que sempre conviveu com uma leucemia e chega aos 15 anos sentindo-se mais infeliz do que nunca. Eles discutem bastante. O irmão mais velho (vivido por Evan Ellingson) se sente negligenciado.

E ainda tem a caçula Anna (Abigail Breslin), concebida especialmente para ser compatível com a irmã doente. Sempre que Kate precisa, ela se submete a doações para salvar a vida da irmã. Mas, quando chega na fase da pré-adolescência, resolve que não quer mais isso. Ela quer decidir o que fazer com o próprio corpo, e dá início a uma briga na justiça contra a própria família.

Mas essa questão legal fica em segundo plano. Em primeiro, vem o drama de vida que está sendo experimentado por Kate há tantos anos, e que se agrava a cada dia que passa. A leitura que Cassavetes faz das complicações de saúde versus a esperança e a dedicação da mãe dão um tom todo especial à trama.


Como bem definiu o crítico Marcelo Hessel, "Uma Prova de Amor" celebra a vida com a urgência de quem acredita apenas no instante. Sim, o filme deixa prá nós a pergunta que usei como título deste post....

Um comentário:

Tatiane Minharro disse...

Ai Lu, assisti o filme ontem... não teve como não pensar no Lucca e em vc o tempo todo!!! Eu e o Fe saimos de lá com a cara inchada mesmo!!! Para qualquer pessoa o filme é muito emocionante, mas para quem acompanhou um pouco a história de vcs é muito mais. O Comentário qdo saímos foi: só faltou a Lu raspar a cabeça, pq a luta e a determinação foram muito parecidas!!!
Achei que não seria bom pra vc nesse momento assistir, mas já que quer...