terça-feira, 21 de abril de 2009

TMO voltará à cena nas telas do cinema

Enquanto Lucca assistia a um filme na TV, eu estava aqui baixando alguns emails e preparando uns projetos no computador quando recebi uma notícia que me chamou muito a atenção e que me encheu de esperanças. Porque a notícia trata de uma causa nobre. E porque acho que ela pode ajudar muito, muito mesmo, numa luta que tomei prá mim há alguns meses: a de mobilizar o máximo possível de pessoas para se tornarem doadores de medula.

Como sabem, felizmente, encontramos um doador (células de cordão umbilical, na verdade) para o Lucca e o TMO dele já aconteceu. Mas, desde o começo, quando pela primeira vez pedi que as pessoas se cadastrassem como doadores, eu dizia: "Se as pessoas que vierem a se cadastrar não ajudarem diretamente o meu filho, a causa não teria sido perdida". Porque Lucca era um entre mais de 1200 pacientes só no Brasil que aguardam por um doador compatível de medula como a única alternativa de sobrevida!

Como profissional de Comunicação, Public Affairs, Marketing Social e de Relacionamento, acredito de fato no poder de ações que levem assuntos sensíveis como esse para as telas da TV, do cinema, para os meios de comunicação em geral -- porque a mídia tem comprovadamente uma força enorme no sentido mobilizar a opinião pública.



HOLLYWOOD CHAMA A ATENÇÃO
PARA O TEMA 'DOAÇÃO DE MEDULA'

A notícia que recebi e que me referi no início desse texto é sobre o longa-metragem "My Sister´s Keeper" (ainda sem título em português) que será estrelado pela atriz Cameron Diaz, é dirigido por Nick Cassavetes, e tem lançamento previsto para 26 de junho nos cinemas dos Estados Unidos e do Reino Unido.

Cameron Diaz ficou famosa por protagonizar sucessos de Hollywood (como "Tudo para ficar com ele", "Quem vai ficar com Mary?" e "As Panteras, Detonando"). Mas, ela volta agora às telas vivendo um verdadeiro drama: loira, linda, mãe de três filhos, ela se depara com a terrível notícia de que sua primogênita sofre de leucemia. Na luta que ela trava bravamente contra o câncer da filha, ela, em solidariedade, raspa a própria cabeça.


As fotos dessa cena foram publicadas pelo jornal “Daily Mail” e mostram o exato momento em que a atriz dá fim às longas madeixas loiras. O fato despertou a atenção de muitos críticos de cinema e promete atrair um público significativo quando da estréia do filme nas telonas. E isso é ótimo porque agirá chamando a atenção para o assunto 'doação e transplante de medula óssea', que é o tema central desse drama.

Na história, Sara (Diaz) e o marido geram uma nova filha, Anna (que será vivida pela pequena Abigail Breslin, de “Pequena Miss Sunshine’’), com o objetivo de salvar a vida da mais velha, Kate (Sofia Vassilieva). Desde que nasceu, Anna doa sangue e medula para prolongar a vida da irmã – com quem tem laços de amizade profundos. A personagem até diz: "Muitos bebês vêm por acidente. Não eu. Eu fui planejada. Nasci para salvar a vida da minha irmã". O filme, contudo, levanta uma outra polêmica, a dos bebês doadores. Quando os pais querem que Anna doe um de seus rins, a menina, com então 13 anos de idade, decide processá-los e pedir sua emancipação médica.

Baseada no livro homônimo, escrito por Jodi Picault, a trama promete surpreender os espectadores, especialmente por conta do desfecho que, segundo o Daily Mail, teria sido alterado em relação ao original.


Campanha nacional
Como mencionei, o lançamento desse filme poderá ser uma arma poderosa na campanha de esclarecimento e sensibilização da sociedade sobre a questão da importância da doação de medula e (por que não?) também de cordões umbilicais. Virá engrossar uma série de iniciativas tais como a instituição da Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea, cujo projeto de lei foi aprovado no último mês de fevereiro pela Câmara dos Deputados.

Dados da Agência Brasil informam que a aprovação foi uma homenagem ao deputado Beto Albuquerque (PSB-RS), autor da proposta, que perdeu, no mesmo mês, seu filho Pietro, vítima de leucemia após transplante de medula. Na votação do mérito da proposta, não houve um só deputado contrário à matéria. Pelo projeto, a Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea será realizada anualmente de 14 a 21 de dezembro.

Nenhum comentário: