sábado, 8 de agosto de 2009

'Delay' do blog..... Peço que me desculpem por isso!

Antes de qualquer coisa, gostaria de me desculpar por não atualizar o blog com tanta frequência como vinha fazendo. Tenho procurado dedicar meu tempo quase que integral para acompanhar detalhe a detalhe da estada do Lucca na Unidade Semi-Intensiva do Einstein.

Tenho procurado ficar bastante atenta à sua evolução clínica, aos resultados dos exames -- às vezes colhidos mais de uma vez ao dia --, às condutas que os médicos decidem que gostariam de seguir, a eventuais exames de imagem que são solicitados, enfim, estou acompanhando tudo, no detalhe, ainda mais no detalhe do que já fiz até hoje....


Aos fatos
Lucca ainda tem um quadro considerado grave por conta dos dois problemas que acometem seu fígado: uma hepatite viral por adenovirus e uma GVHD (Doença do Enxerto Contra Hospedeiro, isto é, uma espécia de rejeição das células infundidas no TCPH (leia também TMO ou Transplante de Células Hematopoéticas - Informações Gerais).

A GVHD parece ainda não ter sido controlada eficientemente, e, para afirmarem isso, os médicos se baseiam especialmente nos índices de enzimas como Bilirrubina e Gama-GT, que continuam subindo, conforme mostra a tabela abaixo. Por outro lado, temos enzimas como TGO e TGP que caem mais a cada dia e estão bem mais próximas dos valores de normalidade e isso é uma ótima notícia porque a reestabilização desses marcadores leva a crer que a infecção pelo adenovírus está melhorando.

Os fatores de coagulação sanguineas, que são processado no fígado, esses permanecem normais o que é a melhor de todas as notícias, já que mostra que o fígado do Lucca está com sua função preservada, isto é, continua em plena atividade (uma falência hepática é algo que definitivamente não pode acontecer!).

Outro fator que tem preocupado a equipe médica é a alteração bilateral no parênquima renal (ou seja, no conjunto de células responsáveis pela função dos rins). Isso é visto pelo ultrasson de abdomen e também pelo índice de creatina medido diariamente por meio de exame de sangue. Hoje, por exemplo, Lucca amanheceu com 1,9 mg/dL de creatinina (quando o normal é estar entre 0,3 e 1 mg/dL).

Segundo Dr Nelson, outro fator que pode ser o responsável por isso é o uso de determinados medicamentos que são nefrotóxicos -- como o próprio cidofovir. Hepatologistas também atribuem essa alteração renal bem como o quadro de hipertensão dos últimos dias aos imunossupressores que Lucca está recebendo: hoje em dia, são quatro!

Desde que a equipe decidiu descontinuar a ciclosporina -- a que ele sempre reagiu super bem, com exceção daquele período em junho em que ele teve um quadro de febres altas repetidas e que foram introduzidos, seguidamente, vários antibióticos. Hoje perguntei ao Dr Nelson sobre essa substituição...

Úlcera no estômago
Pra falar a verdade, muitas coisas aconteceram nos últimos dias, incluindo uma queda bastante significativa de hemoglobina (de 8,5 para 4,1 g/dl -- quando o normal é estar entre 11,5 e 14,5
g/dl...). Numa busca cerrada para achar a causa disso, os médicos quiseram fazer uma punção de alívio na barriga do Lucca (para estudar o líquido livre que está lá e se há infecção ou não); e hoje pediram uma endoscopia -- principalmente para entender o motivo dos vômitos que passou, desde a última madrigada, a vir com amostras de sangue vivo, vermelho.

Da punção, ainda não há resultado definitivo -- a amostra de líquido colhida foi enviada para estudo em laboratório. Mas, ao que parece, não tinha sinais de alteração.

Quanto á endoscopia desta tarde, o Dr Ricardo Leite Ganc, que conduziu o procedimento, encontrou no estômago do Lucca vários pontinhos de lesão não significativas e três úlceras importantes -- uma delas maior e que era a que estava sangrando. A lesão não foi cauterizada. O médico optou por 'grampear' a ferida o que, segundo ele, é um procedimento ao qual ele dá preferência. De uma das outras duas lesões, Dr Ricardo colher um pequeno fragmento para ser biopsiado.

O resultado desse estudo laboratorial vai indicar a razão das ulcerações -- se por efeito de medicamentos ou se por vírus (hipótese que Dr Nelson diz tender a acreditar mais).

Próximos capítulos...
Com toda essa rotina corrida, em que a adrenalina corre solta, pode ser que eu não consiga manter a rotina de atualização diária desse blog. Peço desculpas mais uma vez e a compreensão de todos. Mas esse momento exige minha atenção redobrada, com 1000% de foco sobre o quadro evolutivo do Lucca.

Agradeço, contudo, todas as mensagens e palavras de carinho e conforto que tenho recebido nos últimos dias de pessoas muito queridas. Essa força é o que me retroalimenta, já disse isso antes!

A única certeza que tenho hoje é que, por mais difícil que às vezes seja, e por mais que eu fique bastante sensível e frágil em alguns momentos, não vou entregar os pontos nunca. Perder a fé e a esperança, jamais! Porque acredito muito que nada é por acaso. Não consigo conceber que descobri a doença de base (adreno) do Lucca de forma tão ímpar e numa fase tão precoce -- um dos diagnósticos mais precoces da história da patologia!) e que isso não daria em nada. Ao contrário! Tudo vai dar certo. Como digo sempre, já está dando!

Keep strong. Keep praying. Keep believing. Going ahead, always!

5 comentários:

KARLA SARQUIS disse...

Lu

Quando vc demora pra atualizar o blog eu já sei que a coisa "tá pegando". E a gente fica apreensivo pra saber como pode ajudar...Estamos numa corrente de força e de amor. E vc tem razão: Não faz o menor sentido não dar certo...Até porque as coisas demoram, mas vão, aos poucos entrando nos eixos...O Lucca não poderia estar em melhores mãos: a equipe médica, a MÃE e o papai do céu lá em cima!

Love you

karla

Olá, sou a Kiki. Mulher, mãe e esposa, que observa os pequenos detalhes do dia-a-dia para compartilhá-los com vocês! disse...

Lu, sei que não está fácil... mas vcs vão vencer!! Estamos em oração constante, amiga! Ô amiga, isso tudo vai acabar bem, vc vai ver! Deus é maravilhoso e sei que tem um exército de anjos ao lado do Lucca. Fiquem com Deus. Bj enorme em vc, Lucca, Lela e Marcco. Cris

Anônimo disse...

Lu

Não deveria nem se preocupar em atualizar o blog. Neste momento o que realmente importante é a atenção que você deve dedicr ao Lucca. A corrente de energia positiva continua por aqui.

Beijos, Desirée

Dra.Abelhinha disse...

oiii Lu & Lucca

mantenham a serenidade... a Paz... e a Fé !!

sempre !! tudo passa... isso também vai passar ...

beijokas meladas.Lilian FErraz

Dra.Abelhinha

Anônimo disse...

Lu,

Conheço vc e o Luccas através da minha irmã Karla.
Já passei por momentos difíceis... mas incomparáveis com o que vcs estão vivendo.
Não sei se você é catolica ou não mas o que muito ajudou foi pedir auxílio a Nossa Senhora.
Feche os seus olhos e imagine Nossa Senhora cobrindo o Luccas com o seu manto. É realmente impressionante e confortante!
Bjs
E muita força!!!