quarta-feira, 22 de julho de 2009

Primeiros resultados são normais para endoscopia e colonoscopia realizadas hoje

Hoje, no início da tarde, Lucca foi submetido a mais dois exames bastante invasivos: uma endoscopia e nova colonoscopia. Ao solicitar esses estudos, a equipe médica pretendia investigar mais a fundo e descartar outras hipóteses de patologias, além da decorrente da ação do adenovírus.

A principal hipótese que eles querem afastar é a de eventual presença de GVHD (Doença do Enxerto contra Hospedeiro, na sigla em inglês) no intestino e/ou no fígado do Lucca. Essa é uma informação ultra importante para que os hematologistas que o acompanham adotem com tranquilidade a orientação do infectologista Dr Luis Fernando Aranha -- de reduzir ao máximo a imunossupressão, isto é, diminuindo a dosagem de Rapamune (sirolimus) a fim de propiciar que o sistema imunológico do Lucca reaja o mais rapidamente possível. Além do tratamento medicamentoso para curá-lo do adenovirus, o mais importante nesse momento é que Lucca tenha restabelecido seu total de leucócitos, em especial de linfócitos.


Felizmente, um primeiro laudo indicou resultado normal para ambos. De qualquer forma, fragmentos do estômago e instetinos foram colhidos durante o procedimento (para isso, mais uma vez, Lucca foi sedado) e submetidos a biópsia.

Nenhum comentário: