quinta-feira, 4 de junho de 2009

Lucca respondeu super bem aos tratamentos de ontem

Confesso que passar essa última noite não foi algo muito tranquilo. A expectativa pelos resultados do hemograma de hoje do Lucca era enorme. Afinal, seria um ótimo sinal e um alívio ele responder bem aos tratamentos feitos ontem, principalmente à administração da dose do Granulokine. Porque afastaria a hipótese de a medula dele ter deixado de funcionar.

Felizmente, agora de manhã, vieram as boas notícias.

A transfusão de hemácias (glóbulos vermelhos) que ele recebeu ontem fez elevar o nível de hemoglobina dele de 7,7 para 10,0 g/dl. A bolsa de plaquetas também fez ótimo efeito: fez com que elas subissem de 18.000 para 42.000/mm3 hoje. E, o melhor: os leucócitos alcançaram a marca de 6.800/mm3 (ontem eram apenas 1.400/mm3...), dos quais 5.494/mm3 são neutrófilos.

Isso mostra que a nova medula do Lucca continua funcionando e que as quedas registradas de segunda-feira para cá, em especial, as de ontem (que foram bastante expressivas), têm outra causa que não uma falha secundária do transplante (leia também http://blogdalucianaleite.blogspot.com/2009/04/leucocitos-do-lucca-chegam-1600mm3-hoje.html).

Também há a tendência de se descartar a hipótese de GVHD (ou DECH), já que Lucca se mantém sem sinais aparentes (tais como alterações e/ou lesões de pele e boca) e os exames que medem os níveis de eletrólitos e de função renal e hepática estão muito bons hoje.

Os médicos entendem que a causa mais provável desse quadro que levou Lucca à quarta reinternação possa estar mais associada a um quadro viral mesmo. Isso explicaria a febre do último dia 01/6, as reduções nas contagens sanguíneas, a alteração no exame de PCR (que, alterado, indica a presença de infecção), e até mesmo o rash cutâneo que ele apresentou.

Nenhum comentário: