sábado, 18 de abril de 2009

Leucócitos do Lucca chegam a 1600/mm3 hoje

Depois da confirmação de ontem de que ocorreu a pega medular do Lucca, recebemos hoje mais uma boa notícia: os leucócitos dele continuam subindo. Hoje estão em 1600/mm3, sendo que desses, 1080/mm3 são neutrófilos -- os tipos de glóbulos brancos necessários para indicar que a nova medula dele começa a se formar satisfatoriamente.

Não há como garantir em 100% que não haverá queda nessas contagens, até porque a oscilação é algo possível e esperado. "Há o que chamamos de 'falha secundária', isto é, quando há uma queda de leucócitos e, principalmente, de neutrófilos algum tempo depois de estabelecida a pega medula. Mas isso é não é regra", explica a Dra Juliana Folloni, hematopediatra da equipe do Dr Nelson Hamerschlak. Segundo ela, quando isso ocorre, geralmente é em decorrência de algum processo infeccioso ou inflamatório que precisa ser investigado. Contudo, acrescenta, esse quadro de falha é mais comum quando existe associado um histórico prévio de organismo deprimido. O que não tem sido o caso do Lucca, felizmente!


ORGANISMO DO LUCCA AINDA NÃO PRODUZ PLAQUETAS
No que diz respeito às plaquetas -- que são as células responsáveis pelos processos de coagulação do corpo humano --, o hemograma de hoje trouxe um total de 18.000/mm3. Há dois dias, elas somaram 12.000/mm3, e, por isso, Lucca recebeu sua sétima tranfusão de plaquetas, realizada na quinta-feira, 16/4. Em geral, o total de plaquetas tende a subir após transfusões. O histórico do Lucca demonstra aumentos bastante significativos e satisfatórios nas vezes anteriores que ele recebeu bolsas de plaquetas. Essa última que ele recebeu, entretanto, não teve o mesmo bom rendimento, já que a contagem geral subiu para apenas 29.000/mm3. Mas isso, segundo os especialistas, não é algo que possa preocupar nesse momento.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Lu e Lucca,
que super notícia! Qualquer coisa que eu diga é pouco para expressar o quanto estou feliz por vocês! Esse é só o início de muitas outras boas notícias! beijos, Fabi