sexta-feira, 17 de abril de 2009

Ao que tudo indica, Lucca pode estar com uma petéquia na língua

Na visita diária da equipe de cirurgiãs dentistas, a Dra Letícia e a Dra Fernanda identificaram esta tarde na língua do Lucca um pontinho preto, de não mais do que 1mm de diâmetro. Uma avaliaão cuidadosa foi feita e levou à suspeita de que seja uma petéquia.

Petéquia é um pequeno ponto escuro, de aparência semelhante à de uma picada de inseto, que pode ocorrer na pele ou nas mucosas no corpo. É decorrente de uma pequena hemorragia de vasos sanguíneos e pode ser um sinal de trombocitopenia, isto é, baixa contagem de plaquetas. Também pode ocorrer quando a função das plaquetas está inibida, como um efeito colateral de medicações ou em quadros de certas infecções.

No caso do Lucca, a suspeita de ser mesmo uma petéquia deve-se principalmente ao fato de Lucca estar com uma contagem mais baixa de plaquetas.

A significância da petéquia em crianças depende do contexto clínico em que elas se encontram. Mas, nessa faixa etária, são bastante associadas a infecções virais. Já em adultos, a petéquia deve ser sempre rapidamente investigada, uma vez que pode ser indício de vasculite, uma inflamação nos vasos sanguíneos, que requer tratamento imediato para prevenir danos permanentes. Nesse caso, dermatologistas são médicos indicados para avaliar o quadro, por serem capacitados para identificar com mais facilidade se trata-se de fato de uma petéquia ou se é uma outra alteração parecida.

Nenhum comentário: