domingo, 14 de junho de 2009

Colite é uma das suspeitas de ser a causadora das febres altas e diarréias no Lucca

Colite é o nome dado à inflamação do intestino grosso, ou cólon. Pode ser causada pela ação de vírus ou bactérias, ou mesmo pelo uso de determinados antibióticos, resultando em diarréia aguda. A bactéria que causa problemas com maior frequência é o Clostridium difficile, que produz duas toxinas que podem danificar a mucosa do intestino grosso.

Lucca fez um primeiro exame de fezes, anteontem, que veio negativo para a presença do Clostridium. Mas, ontem, com o agravamento do quadro de diarréia, uma nova coleta foi feita e o exame ainda não está concluído.

Muitos são os antibióticos capazes de alterar a quantidade e/ou o equilíbrio entre os diferentes tipos de bactérias presente no intestino, permitindo que algumas bactérias causadoras de doenças passem a se multiplicar. Entre esses medicamentos, destacam-se a clindamicina, a ampicilina, as cefalosporinasas penicilinas, a eritromicina, o cloranfenicol, as tetraciclinas e o o trimetroprim-sulfametoxazol -- esse último que é o princípio ativo do Bactrim, que Lucca estava tomando três vezes por semana e que foi substituído na semana passada por uma dose mensal de Pentadimina.

Os sintomas -- que são diarréia, dor abdominal e febre -- começam habitualmente enquanto o paciente estpa recebendo esses antibióticos, contudo, especialistas alertam que, em 75 % dos casos, os sinais do efeito colateral surgem entre 1 e 10 dias depois da suspensão do tratamento. Em algumas pessoas, podem aparecer até depois de 6 semanas.

Enquanto os médicos realizam essa investigação e aguardam pelos resultados dos exames complementares, um novo medicamento já foi introduzido, de forma profilática, no esquema de tratamento do Lucca desde ontem. Trata-se do Flagil (metronidazol), bastante eficaz contra o Clostridium difficile.

Nenhum comentário: