quarta-feira, 29 de abril de 2009

Uma ótima notícia: está afastada a suspeita de pancreatite no Lucca

A hipótese de que Lucca estivesse com uma pancreatite (inflamação no pâncreas) está descartada. Isso porque, revisados os exames de amilase e de lipase realizados ontem, ambos estão com resultados dentro dos parâmetros de normalidade. De fato há uma leve alteração identificada na ultrassonagrafia abdominal mas, segundo a Dra Juliana Folloni, nada que possa gerar preocupação.

Segundo o Dr Nelson Hamerschlak, a causa (provavelmente um processo infeccioso leve) que levou a equipe a agir preventivamente decidindo pela reinternação do Lucca, já deve estar resolvida. Lucca até poderia receber alta de acordo com o quadro clínico dele, que está bem melhor. Mas a equipe prefere aguardar ainda o resultado de uma pesquisa de vírus no sangue, coletada na verdade na quinta-feira da semana passada (22/4) e que leva sete dias para ficar pronta.

O exame de fezes coletado ontem trouxe resultado negativo para rotavírus mas indicou a presença de adenovírus na amostra. Isso já havia acontecido antes, durante o período que Lucca esteve internado na UTMO.

Há 51 serótipos diferentes de adenovírus -- que são vírus de tamanho médio, bastante estáveis e resistentes ao ar ambiente e no nosso próprio organismo, que podem causar infecção, especialmente por meio das vias aéreas superiores.

Como comentei com os médicos antes, voltar a internar o Lucca não era não era algo que eu queria que acontecesse. Muito menos assim, tão imediatamente após a alta pós-pega medular. Mas, já que estamos aqui, também não tenho pressa para sairmos. Prefiro que pesquisemos a fundo tudo em detalhes. E muito me conforta que meu filho esteja assistido por uma equipe tão capacitada e que pensa assim também. Me dá um segurança enorme cada vez que converso com todos eles, em especial com a Dra Juliana, que tem sim uma carinha e uma doçura de menina, mas com um profissionalismo deque é uma profissional de máxima grandeza!

Um comentário:

Leonardo Diamante disse...

Olá Luciana,

Andando por aí descobri o seu blog. Estás de parabéns e se realmente como eu entendi você não é da área de saúde então SUPER parabéns. Acho muito importante divulgarmos informações corretas às pessoas que nos procuram ou lêem, pois a grande maioria do que tem por aí é besteira ou mentira.
Se tiver um tempinho e quiser ver o que escrevo será um prazer, recebê-la em
http://ldiamante.blogspot.com/

Siga em frente, congratulações
Leonardo