quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Medicina Nuclear: Técnica de cintilografia auxilia a identificar, com precisão, problemas que afetam o funcionamento do coração

Modernas tecnologias de medicina nuclear têm permitido não só identificar os mais variados tipos de tumores, como também detectar, com maior precisão, problemas cardiovasculares. É o caso da cintilografia, um poderoso instrumento de diagnóstico por imagem, por meio do qual é possível encontrar obstruções nos vasos sanguíneos, isquemias e outros fatores que afetam o funcionamento do coração e verificar o grau de gravidade da doença; o que nem sempre pode ser feito com exames mais simples.

No exame de cintilografia, os pacientes recebem uma injeção de pequena dose de substâncias radioativas (radiofármacos), que servem como radiotraçadores. A radiação emitida pelos radiofármacos no organismo é captada pelo equipamento, que faz um mapeamento do coração, revelando como o grau de isquemia, ou seja, a irrigação sanguínea no músculo cardíaco (miocárdio), a presença de obstruções e quais são as regiões vasculares comprometidas.

Alguns exemplos de exames que utilizam essa técnica:
  • Cintilografia do Miocárcio Necrose: o exame é usado para detectar área necrosada, provocada por infarto agudo do miocárdio ou isquemia.
  • Cintilografia do Miocárdio de Perfusão em Repouso: para avaliar o nível de fluxo sanguíneo no coração durante o período em que o paciente permanece deitado.
  • Cintilografia do miocárdio de perfusão em estresse: nesse caso, a avaliação é feita após o exame de cintilografia em repouso. O paciente passa por um teste ergométrico e logo em seguida pela cintilografia. O diagnóstico é feito a partir das comparações das imagens registrada antes e após o exercício.
  • Cintilografia sincronizada das câmaras cardíacas em repouso: o exame avalia as cavidades do coração, a fim de estudar o desempenho do órgão quando o paciente está deitado.
  • Cintilografia Sincronizada das câmaras cardíacas em esforço: é realizado após o paciente passar por um desgaste físico, seja por meio de exercício em bicicleta ergométrica ou induzido por medicamentos.
As doenças cardiovasculares continuam sendo uma das principais causas de morte no Brasil. Mais de 31,3% dos óbitos registrados no país são em decorrência de infarto ou acidentes vasculares, segundo o estudo Saúde Brasil 2010, do Ministério da Saúde. Além da dieta e atividades físicas, exames de rotina ajudam a prevenir casos da doença e suas complicações.

Nenhum comentário: