quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Beneficência Portuguesa realiza exames gratuitos no Ibirapuera no próximo sábado, 1 de outubro

Uma tenda especial será montada no próximo sábado (01/10), das 8h às 14h, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, ao lado da Arena de Eventos, pelo hospital Beneficência Portuguesa (www.bpsp.org.br)  para ofecere uma série de serviços gratuitos à população. O objetivo principal da iniciativa é alertar e mobilizar a opinião pública sobre a importância da prevenção de doenças cardíacas.

É o segundo ano consecutivo que o complexo hospitalar marca o Dia Mundial do Coração (comemorado hoje, 29/9) colocando à disposição do frequentadores do parque sua experiência em cardiologia e prinicpalmente exames realizados gratuitamente. Na ação similar realizada em 2010, foram realizados cerca de mil atendimentos.

Neste ano, uma equipe composta por cerca de 20 médicos cardiologistas e 25 pessoas da equipe de enfermagem -- entre enfermeiros, técnicos e auxiliares -- da Beneficência Portuguesa de São Paulo realizarão teste de glicemia capilar, mediação de circunferência abdominal, aferimento de pressão arterial e orientação médica sobre os dados coletados. As pessoas examinadas receberão um formulário com os fatores analisados para controle e acompanhamento.

“A ideia é estimular a população à rotina e manutenção periódica da saúde cardíaca para controle das doenças cardiovasculares”, diz o Dr. Gil Vicente Cividanes, cardiologista da Beneficência Portuguesa de São Paulo.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 17,3 milhões de pessoas morrem por enfermidades do coração a cada ano. No Brasil, o número chega a 300 mil. Mas, especialistas são taxativos em afirmar que cerca de 80% dos ataques cardíacos e infartos prematuros são passíveis de prevenção. Segundo eles, o segredo está em hábitos como alimentação saudável e prática de atividade física e no combate ao tabagismo.Além disso, o combate ao estresse tem papel significativo na prevenção, já que a tensão constante leva à secreção do hormônio adrenalina, que aumenta os batimentos cardíacos e a pressão arterial.

Nenhum comentário: