quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Vacina contra HIV: SES-SP e Faculdade de Medicina da USP recrutam voluntários para participar de pesquisa clínica

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo abriu, na manhã desta quarta-feira (28/9), inscrições para pessoas que tenham interesse em participar como voluntários de um estudo clínico que irá testar duas vacinas preventivas contra o HIV. Na ação de lançamento, realizada durtante quatro horas na Estação República do Metrô, na capital, a SES-SP registrou 54 candidaturas.

A pesquisa está sendo conduzida em São Paulo pela Unidade de Pesquisa de Vacinas Anti-HIV do Centro de Referência e Treinamento em DST-Aids, em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, para a rede internacional de pesquisa de vacinas HIV Vaccine Trials Network (HVTN), sediada nos EUA e composta por instituições líderes em pesquisa em 27 cidades de quatro continentes. Estudos iniciados desde janeiro de 2011 buscam verificar a melhor forma de apresentar partes do vírus HIV ao organismo e, assim, tentar prevenir a disseminação da doença. As opções que serão testadas comparam dois produtos que apresentam cópias de HIV em quantidades diferentes.

"É importante ressaltar que as partes do vírus utilizadas durante os experimentos com os voluntários são sintéticas e inativas. Por isso, não há chances de contaminação", explica o Dr. Artur Kalichman, coordenador-adjunto do CRT DST/Aids e responsável pela Unidade de Pesquisa de Vacinas.

O recrutamento continua, e aqueles que tiverem interesse em se candidatarem como voluntários podem entrar em contato com a Unidade de Pesquisa de Vacinas Anti-HIV pelo telefone (11) 5087-9915, pelo e-mail vacinas@crt.saude.sp.gov.br, ou pessoalmente no Centro de Referência em DST/Aids (Rua Santa Cruz, 81, Vila Mariana, próximo ao metrô Santa Cruz).

A inscrição não significa necessariamente a inclusão do interessado na pesquisa. Antes de serem inseridos no programa de estudo, os voluntários devem responder a questionários sobre práticas de exposição ao HIV, além de passarem por avaliação médica -- que inclui a coleta de amostras de sangue e de urina. Segundo Kalichman, essa pré-triagem é fundamental para verificar aqueles que se enquadram nos critérios técnicos da pesquisa. Uma equipe de especialistas do CRT estará à disposição dos voluntários durante todo o programa, para darem suporte médico e psicológico aos participantes.

Quem pode se voluntariar
Homens ou mulheres, independente da opção sexual, podem participar da pesquisa. Entre os critérios necessários estão:
  • ter entre 18 e 50 anos de idade
  • ser saudável e não infectado pelo HIV
  • residir na cidade de São Paulo ou na região metropolitana
  • no caso dos homens, ser circuncidado
  • ATENÇÃO: Mulheres grávidas ou amamentando não podem participar.

Nenhum comentário: