terça-feira, 12 de maio de 2009

O que é hemólise?

Hemólise (hemo = sangue; lise = quebra) é o termo utilizado para descrever o rompimento de uma hemácia -- célula vermelha do corpo humano que, uma vez quebrada, libera a hemoglobina no plasma sanguíneo.

Quando em pequenas proporções, a hemólise é um processo normal do organismo. Cerca de 0,8 a 1% do total das hemácias do organismo são hemolisadas (rompem-se) diariamente. E esse processo de quebra é, em geral, compensada pela produção de novas hemácias, realizada na medula (parte central) dos ossos.

O exame DHL, que mede a desidrogenase láctica, é um dos mais eficazes para afirmar que há óu não hemólise no corpo de um paciente. A desidrogenase láctica é uma enzima intracelular, amplamente distribuída em todas as células do organismo, concentrando-se mais especialmente no miocárdio, rins, fígado, hemácias e músculos. Segundos os especialistas, seus valores elevam-se sempre que ocorre grande destruição celular, que pode ser decorrência de diferentes processos, como leucemias, linfoma, hemoglobinopatias, infarto agudo do miocárdio, quimerismos etc.

Um processo anêmico ocorre quando o número de hemácias desintegradas é muito grande e a produção da medula óssea torna-se insuficiente. Venenos químicos, bem como doenças infecciosas ou doenças sangüíneas hereditárias, podem causar hemólise excessiva. Ela também está passível de ocorrer quando o corpo produz auto-anticorpos, que são potenciais causadores da ruptura de hemácias. Também verifica-se um aumento de bilirrubina (uma das enzinas do fígado) e o acúmulo de pigmentos biliares no sangue e nos fluidos orgânicos, incluindo a urina.

Um comentário:

KARLA SARQUIS disse...

Luccão

Mais um pouquinho de paciência e esta suas idas e vinda do hospital vão acabar de vez e vc vai, finalmente, poder ter de volta sua vidinha...Sua mãe levou o Wii pra vc brincar aí??? Pelo menos o tempo passa mais rápido :-)))

muito beijos

Tia karla