Na tarde da última quarta, 12, depois daquela manhã de fortes emoções, era o momento de enfrentar novos desafios. Os médicos discutiam há alguns dias e vínhamos conversando seguidamente sobre algumas alternativas adicionais para tentar regularizar os eletrólitos do Lucca e, principalmente, seus índices de bilirrubina, uréia e creatina.
Tudo isso para dar um pouco de fôlego ao organismo dele até que seu fígado possa responder aos novos medicamentos e ao novo esquema imunossupressor empregado pela equipe para controlar o quadro de GVHD crônico, grau 4 (o mais grave!), que acomete o Lucca há algum tempo já.
Pra isso, era necessário fazer uma nova troca do catéter (a quarta!) na jugular e a implantação de mais um, do outro lado na mesma altura, especialmente para que pudessem ser feitos dois procedimentos: plasmaferese (já agendada àquela altura) e hemodiálise (ainda não confirmada).
Prá minha tranquilidade, quem cuidou de seu processo anestésico foi o Dr Sérgio Sespede (da equipe da Dra Eliana Laurenti), que já acompanha o Lucca há algum tempo e lida com ele com maestria. Aproveitando a sedação, além da troca de catéteres e implantação de um segundo, Lucca faria uma nova endoscopia (o sangramento no estômago havia voltado, provavelmente por algum agravo nas úlceras antes identificadas). Também faria uma tomografia de crânia para corroborar com o resultado tranquilizador do eletroencefalograma.
Os procedimentos todos correram super bem. Às 5h da tarde, cerca de três horas depois do início, Lucca já estava de volta ao quarto que ocupava da Semi-UTI. Veio entubado ainda, para contar com a ajuda de um respirador artificial até que pudesse se recuperar plenamente das anestesias. Mas estava super bem. Reagiu maravilhosamente ao tudo. Acordou rápido também. Tanto que, por volta de 20h30, a Dra Juliana já havia sugerido a extubação (retirada do tubo ligado à traquéia).
O tubo foi retirado. Lucca novamente reagiu super bem. Conversou, pediu prá beber água. Pediu até uma bureta pras enfermeiras. Queria beber refrigerante direto de lá rsrs..... Assistiu um pouquinho de TV comigo -- ainda um tantinho 'grogue' por conta das sedações do dia. Mas não notei mais sinais de confusão mental. E, por volta de 11h da noite, ele estava dormindo. Tranquilo. Relaxado.
Tudo correu bem até as 23h46 daquele dia 12 de agosto....
Nenhum comentário:
Postar um comentário