segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Lucca troca catéter pela terceira vez

Hoje de manhã, Lucca voltou ao centro cirúrgico para uma nova troca de catéter*. Dessa vez, foi porque os médicos suspeitavam de que ali poderia haver algum foco de infecção, baseados principalmente em alguns quadros de febre mais altas que ele fez nos últimos dias.

A equipe chegou a falar na presença de bactérias no sangue, evento conhecido como bacteremia e que é geralmente diagnosticado por cultura de sangue -- na qual uma amostra do sangue é incubada em um meio que promova o crescimento bacteriano. Se há bactérias na corrente sanguínea no momento em que a amostra é coletada, elas vão se multiplicar no meio e poderão ser então detectadas.

Todas as hemoculturas colhidas do catéter temporário anterior (que Lucca colocou em substituição ao catéter de Hickman que estourou) vieram negativas, isto é, não foi identificada bacteremia laboratorialmente. Também não foram verificados sinais de vegetação (infecção) na ponta interna do catéter nos vários ecocardiogramas realizados, inclusive no que foi feito ontem pela manhã.

Mesmo assim, por precaução, a Dra Andreza Feitosa, da equipe do Dr Nelson Hamerschlak, optou pela substituição.

Sempre preferi mesmo que os médicos agissem de forma preventiva no tratamento pós-TMO do Lucca. Contudo, não há como negar: essa troca de hoje eu autorizei com grande dor no coração. Por conta do aspecto emocional do Lucca, do quanto ele está debilitado, do quanto ele não queria que mexessem mais em seu corpo de forma invasiva.... Ele fala sempre que não aguenta mais, fisicamente, ir pro centro cirúrgico.....

Acredito muito, na verdade, me recuso a duvidar de que tudo ficará bem, que Lucca se restabelecerá em breve. Porque não é possível que tenhamos tido a enorme sorte (porque não há outra palavra!) de diagnosticar a adrenoleucodistrofia do Lucca tão cedo, quase um ano antes de quando ele viria a apresentar os primeiros sintomas.... Tudo isso, a tempo de ele ter no TMO uma alternativa efetiva (mais tarde, nem mais o TMO seria eficaz ou sequer indicado...)... Prá que? Prá não dar certo???

DE JEITO ALGUM! Vai dar certo! Não porque eu queira, mas porque ele merece isso.






*catéter: tubo fino e flexível, inserido em um ducto ou vaso (cateter vascular), possibilitando a drenagem ou injeção de fluidos ou o acesso a instrumentos cirúrgicos.

Um comentário:

Tatiane Minharro disse...

Lu, vc não pode de jeito nenhum pensar nisso...
Eu sei que está sendo uma fese demorada e difícil de passar, mas daqui a alguns anos vcs e todos nós que estamos aqui rezando (muito!) para a recuperação do Lucca veremos como algo que aconteceu pq tinha q acontecer, e vamos comentar de forma amena disso tudo... Será apenas uma lembrança, uma história de pescador para o Lucca contar a todos, aos seus amigos, depois a seus filhos (q aliás serão seus netos), depois aos netos dele (seus bisnetos, vixe a coisa ta ficando feia). Fica tranquila amiga, Deus nunca me deixou na mão, não vai me deixar dessa vez. Tenho pedido muito por ele!!!