domingo, 16 de agosto de 2009

Cuidando da recuperação do Lucca

Desde que voltou da parada cardio-respiratória da madrugada da última quinta-feira, Lucca está entubado, contando com a ajuda preventiva de um respirador artificial. Também está com uma sonda nasogástrica (por onde tem recebido as medicações que precisam ser tomadas por via oral e por onde, eventualmente, ele expele secreções que vêm do estômago, como sangramentos decorrente das úlceras e da gastrite que ele tem) e uma sonda na uretra (para que se possa controlar a função dos seus rins principalmente pelo volume de xixi diário -- que segue em ótimos níveis e mostra que sua função renal está preservada -- apesar de uma alteração no parênquima renal e de uma maior dificuldade de filtrar em 100% as toxinas do sangue).

Em tese, Lucca não tinha indicação de diálise, porque, como falei, seu sistema urinário está funcionando. E bem, graças a Deus. Alguns fatores, contudo, foram levados em consideração para que que os médicos sugerissem o procedimento: a vantagem de poder ajudar o organismo dele a liberar por completo toxinas e outros detritos, equilibrando assim os índices de uréia, creatinina e mesmo de bilirrubina. Também permitiria que ele pudesse voltar a receber doses do cidofovir para combater o adenovírus, já que a diálise cuida de não deixar que o medicamento, que é altamente nefrotóxico, seja excretado sem permanecer no corpo do Lucca comprometendo seus rins, bexiga e fígado.

Felizmente, ele está reagindo super bem ao procedimento, sem quaisquer intercorrências.

De novo, a corrida atrás dos leucos
Uma vez que o fígado parece melhorar a cada dia e seus rins também estão sendo muito bem cuidados, hoje especificamente, o que suscita maior atenção no quadro de saúde do Lucca é sua condição imunitária. Segundo o hemograma deste sábado, ele tem apenas 290 leucócitos/mm3, número esse que vem caindo da semana passada prá cá e que não tem respondido aos estímulos do Granulokine.

Os médicos hematologistas que o acompanham acreditam que isso não seja sinal de falha ou perda da nova medula do Lucca. Mas sim, um reflexo da ação de vários medicamentos em associação com a ação do adenovírus em especial depois de terem precisado suspender o uso do cidofovir quando identificaram a insificiência renal nele.

Voltar a usar cidofovir, em associação com os ajustes feitos no esquema de tratamento de imunossupressão do Lucca, segundo a equipe do Dr Nelson Hamerschlak, pode fazer com que esse cenário se establize e ele volte a registrar totais bons de glóbulos brancos.

Vamos em frente!! Sempre!
Como já disse antes, não vou desistir nem desacreditar nunca. Por mais difícil que às vezes pareça e por mais que surjam sinais pra desanimar. Tenho dito: depois do que vi e vivi naquela madrugada de 12 pra 13/8, depois que assisti aquele retorno lindo do Lucca, sua garra, sua força e vontade de viver, nossa! fico pensando seriamente se algum dia tive, de fato, problema na minha vida........

Nenhum comentário: