sexta-feira, 3 de julho de 2009

O catéter do Lucca estourou!

Eram por volta de 11h30 da noite desta quinta quando começou apitar a bomba que controla a infusão dos medicamentos endovenosos do Lucca. Isso acontece com alguma frequência, porque é comum a formação de bolhas de ar nos catéteres. Nesses casos, as enfermeiras atuam lavando os caninhos com soro fisiológico.

Nesta vez em especial, no momento da ação de desobstrução, uma das duas vias do catéter do Lucca 'estourou', isto é, a pressão do soro provocou um corte pequeno na via, de 2mm talvez, mas num tamanho suficiente para que ocorresse vazamento dos líquidos que estavam sendo infundidos naquele momento. Infelizmente, esse é um incidente que pode acontecer e sua probabilidade aumenta proporcionalmente ao tempo que se passa desde a colocação do catéter (os caninhos recebem medicamentos, soro e sangue diariamente e, com o tempo, tendem a se ressecar e ficar mais expostos a rompimentos como este).

O que mais assustou a todos foi o barulho forte que fez -- que lembrava a uma bexiga estourando. Lucca ficou muito nervoso e assustado quando isso aconteceu. Todos ficamos.

Felizmente, a técnica de enfermagem que estava realizando o procedimento foi muito ágil e responsável, e logo bloqueou a via rompida para impedir a ação de bactérias e vírus no ar que pudessem infectar o organismo do Lucca. Mas era visível sua chateção em função do ocorrido. Ela ficou mesmo arrasada!.... Condoída.... Mas, como eu lhe disse de madrugada, ninguém queria que isso ocorresse. Mas que bom que foi nas mãos dela, porque tenho 110% de certeza de que foi mesmo uma fatalidade e não o reflexo de uma eventual má conduta. Porque não há como negar: a Hernanda é uma das profissionais aqui da ala de Pediatria a quem devo meus mais sinceros agradecimentos e estima pelo profissionalismo e pelo carinho enorme com que trata meu filho desde sempre!

Felizmente, agora está tudo bem. Os médicos foram consultados e a orientação é manter a via rompida inutilizada até amanhã de manhã, quando uma avaliação mais criteriosa será feita pela equipe do Dr Nelson e também pelo cirurgião que fez a colocação desse catéter no dia 9 de março, quando Lucca se internou pela primeira vez para iniciar a preparação para o TMO.

Lucca está mais tranquilo. Mas, por orientação médica, entrou em jejum de 8 a 12 horas já que é grande a chance de ter de seguir para o centro cirúrgico logo cedinho para a retirada desse catéter rompido.

Honestamente: é muita adrenalina circulando!!! Caramba....

Um comentário:

KARLA SARQUIS disse...

querida

tirando o lado dramático desta coisa toda, acho que até o catéter está de saco cheio desse hospital e acabou ''estourando''. Nos de notícias, porque a gente fica muito ansioso. Hoje eu fui nas Lojas Americanas e vi um monte de coisas de festa junina. Quero ver ele bom logo pra gente omemorar. Senão eu JURO que fa;co uma festa aí no hospital mesmo!!!!!!

beijos

love