sexta-feira, 3 de julho de 2009

Yakult pelo nariz???...

Os exames de hemocultura realizados a partir das amostras de tecido e secreção colhidas no último domingo foram finalizados e, felizmente, não trouxeram grandes sustos ou surpresas desagradáveis.

Está confirmado que, a partir da biópsia de pele, Lucca não desenvolveu GVHD (doença do Enxerto contra Hospedeiro, na sigla em inglês). A biópsia da bexiga também não revelou nenhuma alteração significativa.

O BK-vírus positivado na urina há cerca de 20 dias ainda está presente no organismo dele mas com uma menor carga viral (menos quantidade de cópias do vírus circulando no organismo do Lucca). O adenovírus também continua positivado nas fezes e em outros locais investigados -- sangue e na secreção dos seios da face, por exemplo.

A notícia mais inusitada, contudo, foi a da presença de bactérias do tipo lactobacillus nessa mesma secreção (pus retirado dos seios da face). Isso foi uma surpresa para todos. Inclusive para os próprios especialistas em otorrinolaringologia. Dr José Arruda, por exemplo, disse nunca ter visto uma caso semelhante ao do Lucca!

Particularmente, recebi a informação também com muita surpresa. Logo brinquei com o Lucca se, por acaso, ele vinha 'cheirando' ou bebendo yakult pelo nariz -- a famosa bebida que contém lactobacillus vivos casey shiroda hehehehe!...... Lucca se divertiu muito com isso!

Lucca está tomando há 72 horas o antibiótico Clavulin por conta da infecção nos seios da face mas não recebera -- pelo menos não por enquanto -- a terceira dose do cidofovir (tratamento para o adenovirus e para o BK-vírus). Isso porque ambos os vírus ainda estão ativos (pode ser um caso de resistência que o organismo já desenvolveu aos medicamentos) mas, principalmente, porque suas contagens sanguineas vêm tendo quedas progressivas e importantes.

Nesta sexta, por exemplo, ele está com apenas 1000/mm3 leucócitos e, a despeito de receber transfusões, as plaquetas não sobem como o esperado. E Dr Nelson acredita que esse quadro tem a ver com o cidofovir -- que sabidamente causa esse tipo de efeito colateral.

A equipe decidiu entrar hoje com uma dose de Granulokine. A resposta esperada é a de que leucócitos, em especial os neutrófilos, voltem a subir.

Nenhum comentário: