quinta-feira, 2 de julho de 2009

Ai, ai, quando não é uma coisa, é outra!....

As febres do Lucca diminuiram significativamente.
Rashes cutâneos não aparecem há muito tempo.
Aquela corisa chata, que vinha desde muito tempo atrás, melhorou ainda mais.
O xixi está clarinho de novo.
O esquema de tratamento, aos poucos, retoma a normalidade -- cada vez menos infusões endovenosas.

Duas coisinhas, contudo, permanecem desagradavelmente alteradas:

  1. a pressão arterial do Lucca, que segue alta, bem acima do normal dele, chegando a picos de 17 por 11, como ocrreu esta madrugada;
  2. suas contagens sanguíneas, que, nos últimos quatro ou cinco dias, têm oscilado e caído muito. Hoje, por exemplo, ele está com apenas 1.500/mm3 leucócitos, trezentos acima do total registrado ontem.... As plaquetas, embora acima de 50.000/mm3, não têm rendido tanto, ou seja, não têm subido tanto como de costume depois de receber transfusões.

Esses dois pontos me chamam bastante a atenção. O que seria dessa vez???

Conversei bastante sobre isso com o Dr Nelson e com a Dra Ju Folloni (ou "Tia Ju Francesa", como Lucca passou a chamá-la carinhosamente desde que ela voltou de Paris, onde esteve por um mês trabalhando em projetos de conclusão de seus cursos de especialização).

Eles não vêem motivo para alarde nesse momento. Ainda preferem esperar mais um ou dois dias até solicitarem uma dose do medicamento Granulokine® -- que incentiva a produção de leucócitos, especialmente de neutrófilos.

Ambos concordam que ainda pode ser um efeito tardio de algumas das medicações que Lucca estava recebendo, como o próprio Sandimun (ciclosporina) -- que está sendo paulatinamente substituída pelo Prograf® (tracolimus), um dos mais potentes medicamentos imunossupressores disponíveis atualmente, lançado mais recentemente no mercado. Esse medicamento tem os mesmos objetivos e efeitos colaterais muito semelhantes aos causados pela ciclosporina (tais como tremores e hipertensão arterial). Como vantagens, esta droga mais nova está disponível em cápsulas pequenas de diferentes dosagens e, tem duas frentes imporantes de ação: tem capacidade de tratar episódios de rejeição pós-transplante, ao contrário da ciclosporina que apenas previne seu aparecimento.

Aguardemos.......

Nenhum comentário: