domingo, 21 de junho de 2009

GVHD no intestino é suspeita afastada

Segundo a Dra Rejane, que integra a equipe do Dr Nelson Hamerschlak e tem feito a avaliação do Lucca nos últimos dias, está afastada a hipótese da presença de GVHD (a Doença do Enxerto contra Hospedeiro) no instestino do Lucca. Inicialmente, a biópsia teria sugerido achados que indicavam nesse sentido mas não foram dados conclusivos.

Essa é, sem dúvida, uma ótima notícia. Mas a febre persiste. Nessa madrugada chegou a 39,6oC. Verdade que a alta expressiva teve um pouco do impacto da demora na administração de medicamento anti-térmico. De qualquer forma, não há dúvidas de que a(s) infecção(ões) nor organismo dele ainda persiste(m).

O que se tem de conclusivo é:
  • a presença confirmada de adenovírus das fezes do Lucca, que começou ontem a ser tratado com cidofovir;
  • a reativação do vírus Epstein-Barr (o que leva a suspeitar de uma decorrente PTLD -- leia também...);
  • BK-vírus positivo na urina dele.

No que diz respeito aos exames de imagem realizados ontem, temos:

  • o ultrasson de abdomen de ontem mostrou melhoras expressivas no que diz respeito ao espessamento das alças intestinais e de líquido livre na barriga do Lucca em relação à ultrassonografia e tomografia realizadas anteriormente;
  • a tomografia de pulmão também indicou melhoras;
  • e o laudo da tomografia de seios da face fala em agudização da pansinusite, contudo, quando os especialista verificaram as imagens captadas, não são percebidas alterações que embasem essa afirmação.

O que mudou de dois dias prá cá foi um significativo aumento na pressão arterial do Lucca. Agora há pouco, chegou à marca de 16 por 10!..... Minha suspeita é que seja efeito colateral do uso de algum ou alguns dos medicamentos que ele está tomando. Pretendo perguntar isso aos médicos quando eles passarem hoje à tarde em visita.

Nenhum comentário: