domingo, 28 de junho de 2009

Duas balinhas Mentos postergam ida do Lucca para centro cirúrgico

Lucca descerá pro 5o andar daqui há uma hora. Nesse momento ele está recebendo um nova transfusão de plaquetas -- não porque esteja plaquetopênico (amanheceu com 86.000/mm3 plaquetas hoje), mas porque os médicos recomendam total acima de 100.000/mm3 plaquetas quando o paciente pós-transplantado necessita submeter-se a procedimento cirúrgico, mesmo esse pouco invasivo, como é o caso do Lucca.

Estava programada para ontem, sábado, às 18h, essa ida dele para o centro cirúrgico (CC) -- onde serão feitos os procedimentos solicitados por Dr Nelson Hamerschlak e Dra Juliana Folloni a fim de investigar novas suspeitas de causas para explicar quadro persistente de febres.

Mas duas simples balinhas mastigáveis fizeram os planos serem alterados....

Os quatro procedimentos -- punção aspirativa nos seios de face, passagem de sonda vesical para irrigar bexiga, biópsia de bexiga e biópsia de pele -- são relativamente simples e, em tese, com excessão da punção aspirativa, poderiam ser todos feitos fora do ambiente cirúrgico. mas, para o conforto do Lucca, a decisão foi aproveitar a sedação necessária nesse último caso e realizar todas as ações em conjunto.

Contudo, para o processo de sedação (anestesia), é fundamental jejum absoluto. No caso do Lucca, o jejum deveria ser de oito horas. E ele estava. Menos de cinco minutos antes de seguir para o CC, contudo, ele comeu as duas benditas balinhas que a Lella deu prá ele. E isso passou despercebido por todos.

Ele ja estava em cima da cama quando me chamou pra falar um segredo ao pé do ouvido: "mas, mamãe, e o jejum? eu esqueci.....e comi duas balinhas que a Lella me deu...". Putz....... aquilo muito provavelmente impediria a anestesia e, por consequência, o procedimento no CC....

Rimos juntos.... Não havia muito a fazer naquele momento senão rir, relaxar e comer um pouquinho. Prá, dali a pouco tempo, reiniciar as oito horas de jejum. Dr Nelson conseguiu reagendar uma sala no CC para hoje, domingo, ao meio-dia.

Nenhum comentário: