'Velho e bom' método do banho morno é o que ajuda a baixar a temperatura corpórea do Lucca
Depois de um final de noite super tranquila e sem febre, e de uma madrugada também sem intercorrências, Lucca amanheceu hoje com 39oC de temperatura. Por volta de 8h, duas depois da primeira medição e da introdução do antitérmico dipirona sódica, a febre ainda persistia. O pior: tinha aumentado para 39,4oC.
Naquele momento, conversei pessoalmente com o Dr José Mauro Kutner, da equipe do Dr Nelson, que disponibilizou pra ele uma dose extra de paracetamol. Mas, antes que qualquer novo medicameto fosse dado, resolvi adotar o 'velho e bom' método do banho morno -- aquele que a gente aprende com nossas mães e avós....E, como sempre, ele fez efeito! Medimos novamente logo que Lucca voltou pra cama e a temperatura já havia cedido para 37,7oC.
Um estudo realizado no Instituto Materno-Infantil Professor Fernando Figueira, em Recife, Pernambuco, demonstrou que o banho morno é mesmo eficiente em casos de febre, por sua capacida de baixá-la e de forma rápida. Os especialistas dizem que o exclusivo de antitérmicos é eficaz, mas sua atuação demora cerca de 40 minutos. Assim, o ideal é usar a medicação aliada à imersão na água -- que deve estar entre 30 e 32 graus. Esfregar delicadamente o corpo com uma esponja também colabora para dispersar o calor.
ACOMPANHAMENTO
Como a febre é sinal de que algo não vai bem no organismo e que a causa geralmente está associada a uma infecção por vírus ou bactéria, recomenda-se procurar e notificar o médico sempre que uma pessoa registrar temperatura elevada (superior a 40oC em adultos e maior que 38,4oC em crianças e idosos) ou quando a febre persistir por mais de 4 dias apesar dos esforços para reduzi-la. Também se ela acontecer associada a algum dos fatores abaixo:
- Convulsão ou Tontura;
- Respiração alterada;
- Pescoço rígido;
- Irritabilidade excessiva ou Confusão mental;
- Dor no ouvido ou Dor de garganta persistente
- Vômitos e/ou Diarréia;
- Dor/ardor ao urinar ou aumento do número de micções.
Outros fatores que chamam a atenção:
- quando a febre desapareceu por mais de 24 horas e depois voltou;
- quando apareceu logo após viagem para outro país;
- identificada após tomar as vacinas DTP (contra tétano e difteria) ou MMR (contra rubéola, caxumba e sarampo) e é acompanhada de tontura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário