quinta-feira, 11 de junho de 2009

39,4oC de febre agora há pouco

Exames de hoje comprovam que há um processo infeccioso em curso no organismo do Lucca, mas médicos ainda não sabem afirmar que tipo de infecção é essa

'Velho e bom' método do banho morno é o que ajuda a baixar a temperatura corpórea do Lucca


Depois de um final de noite super tranquila e sem febre, e de uma madrugada também sem intercorrências, Lucca amanheceu hoje com 39oC de temperatura. Por volta de 8h, duas depois da primeira medição e da introdução do antitérmico dipirona sódica, a febre ainda persistia. O pior: tinha aumentado para 39,4oC.

Naquele momento, conversei pessoalmente com o Dr José Mauro Kutner, da equipe do Dr Nelson, que disponibilizou pra ele uma dose extra de paracetamol. Mas, antes que qualquer novo medicameto fosse dado, resolvi adotar o 'velho e bom' método do banho morno -- aquele que a gente aprende com nossas mães e avós....E, como sempre, ele fez efeito! Medimos novamente logo que Lucca voltou pra cama e a temperatura já havia cedido para 37,7oC.

Um estudo realizado no Instituto Materno-Infantil Professor Fernando Figueira, em Recife, Pernambuco, demonstrou que o banho morno é mesmo eficiente em casos de febre, por sua capacida de baixá-la e de forma rápida. Os especialistas dizem que o exclusivo de antitérmicos é eficaz, mas sua atuação demora cerca de 40 minutos. Assim, o ideal é usar a medicação aliada à imersão na água -- que deve estar entre 30 e 32 graus. Esfregar delicadamente o corpo com uma esponja também colabora para dispersar o calor.


ACOMPANHAMENTO
Como a febre é sinal de que algo não vai bem no organismo e que a causa geralmente está associada a uma infecção por vírus ou bactéria, recomenda-se procurar e notificar o médico sempre que uma pessoa registrar temperatura elevada (superior a 40oC em adultos e maior que 38,4oC em crianças e idosos) ou quando a febre persistir por mais de 4 dias apesar dos esforços para reduzi-la. Também se ela acontecer associada a algum dos fatores abaixo:
  • Convulsão ou Tontura;
  • Respiração alterada;
  • Pescoço rígido;
  • Irritabilidade excessiva ou Confusão mental;
  • Dor no ouvido ou Dor de garganta persistente
  • Vômitos e/ou Diarréia;
  • Dor/ardor ao urinar ou aumento do número de micções.

Outros fatores que chamam a atenção:

  • quando a febre desapareceu por mais de 24 horas e depois voltou;
  • quando apareceu logo após viagem para outro país;
  • identificada após tomar as vacinas DTP (contra tétano e difteria) ou MMR (contra rubéola, caxumba e sarampo) e é acompanhada de tontura.

Nenhum comentário: