quarta-feira, 29 de abril de 2009

O que é Tendinite?

Por regra da gramática portuguesa, o sufixo 'ite' sempre indica um processo inflamatório. Assim, amidalite é a inflamação das amídalas; pacreatite, do pâncreas; estomatite, do estômago, mucosite, das mucosas orais e intestinais etc.



Tendinite é, portanto, a inflamação dos tendões, que são cordões fibrosos muito resistentes que saem dos músculos e se fixam nos ossos. São envolvidos por uma membrana chamada bainha sinovial. É por meio dos tendões que o corpo humano transfere a força gerada nos músculos para movimentar os ossos, formando o princípio de alavanca que movimenta as articulações.

A tendinite ocorre mais freqüentemente nos ombros, cotovelos, punhos, dedos das mãos, quadril, joelhos e tornozelos.

Em geral, eventuais atritos ocorridos entre tendões vizinhos ou entre tendões e ossos. podem levar a inflamação destes cordões ou de suas membranas envoltórias, deflagrando as tendinites, tenosinovites ou as bursites (bursas são bolsas membranosas revestidas com membrana sinovial localizadas de modo que impedem o atrito ou desgaste dos músculos e dos tendões quando passam sobre o osso).

Além desse fator mecânico (quando há uma sobrecarga e/ou esforços prolongados e repetitivos -- incluindo a prática contínua de digitação em teclados de computador), a tendinite também pode ser causada por um fator químico, decorrente de um quadro de desidratação (que compromete a perfeita drenagem dos músculos e tendões) associado a uma alimentação incorreta e toxinas no organismo.

Os primeiros sintomas da tendinite são dores intensas que podem inclusive comprometer e até incapacitar a pessoa de realizar certos movimentos, como subir ou descer escadas, caminhar, dobrar os joelhos, segurar objetos etc. Em função desse quadro, pode ser confundida uma outra doença, a artrite reumatóide. A avaliação médica é, portanto, indispensável para se chegar ao diagnóstico correto.


Tratamento da tendinite
O tratamento da tendinite não é simples e fácil. Num primeiro momento, visa reduzir a dor e inflamação mediante descanso, compressão, elevação e antiinflamatórios. Gelo também pode ser usado em lesões agudas. Quando o gelo é necessário, uma bolsa de gelo pode ser aplicada na área afetada por 15-20 minutos a cada 4-6 horas por 3-5 dias. Fisioterapia e massagens indicadas por especialistas também podem ajudar. Na ausência de melhora, há alternativas complementares que vão desde o uso de medicamentos corticóides admnistrados por via injetável na área ao redor do tendão inflamado até artroscopia ou cirurgia aberta para reparar o dano e aliviar pressão sobre os tendões. Prevenir-se da tendinite ainda é a atitude mais prudente, evitando esforços e movimentos repetitivos, por exemplo.

Nenhum comentário: