terça-feira, 28 de abril de 2009

Hemograma do Lucca mantém oscilação

O resultado do hemograma de hoje do Lucca, que ficou pronto agora à tarde, aponto um um total de 2600/mm3 de leucócitos, mil a menos do que ontem. Houve também uma leve queda no total na contagem de neutrófilos (de 2812;mm3 ontem para 1829/mm3 hoje) e no nível de hemoglobina (de 8,9 g/dl para 8,2 g/dl). As plaquetas baixaram como previsto mas foi o menor índice de redução -- ontem eram 27.000/mm3 e hoje elas estão em 25.000/mm3.

Os exames solicitados para avaliar a função do pâncreas do Lucca apontaram índice normal para a amilase e um índice aumentado para a lipase. Associado a isso, temos o resultado da ultrassonografia na região abdominal, realizada pelo Dr Guilherme Mendes. Segundo o laudo, verifica-se sinais que podem estar relacionados a uma pancreatite aguda -- que poderia vir a ser a causa do estado sub-febril que Lucca mantém há alguns dias, indicativo de processo infeccioso.

Ainda não consegui conversar com a Dra Juliana sobre esses resultados, mas, talvez, amanhã ela peça exames complementares, como por exemplo uma tomografia computadorizada de abdôme, conforme ela havia comentado hoje.


Aprofundando a pesquisa sobre a sinusite do Lucca
Agora à noite, o Dr José Arruda, médico otorrinolaringologista da equipe da Dra Luci, veio nos visitar e avaliar o quadro de saúde do Lucca. Conversamos sobre os primeiros sinais da sinusite dele, surgidos há cerca de um ano, e sobre os sintomas dos últimos dias. Depois de avaliar os exames realizados, em especial a tomografia de tórax que Lucca fez ontem à noite, o especialista discutiu o caso com a equipe médica que acompanha o caso e a conduta sugerida é a de afastar primeiramente outras suspeitas, como a relacionada a uma eventual pancreatite. Porque a pesquisa aprofundada da sinusite e consequente ação de limpeza das vias eventualmente afetadas envolveria um procedimento cirúrgico -- o que seria uma ação para ser tomada depois de descartada outras menos invasivas.

Nenhum comentário: