sexta-feira, 27 de março de 2009

Quadro geral de saúde do Lucca está estável

A contagem sanguínea do Lucca está equilibrada hoje, embora tenha havido uma leve queda na quantidade de leucócitos -- o que os médicos repetem sempre que é absolutamente normal e esperado.

O importante é que ele mantém um quadro geral equilibrado de saúde. Também não tem mais apresentado reações desagradáveis como náuseas, vômitos, alteração de pressão ou temperatura, dores ou cólicas abdominais.

A mucosite oral (que provoca pequenas lesões na boca, lábios e garganta e que acontece ainda em decorrência da quimioterapia) ainda o incomoda um pouquinho, principalmente para comer. Mas ele continua recebendo diariamente as aplicações de laser. Hoje, quem o visitou foi a Dra Roberta Lopes, uma das três dentistas da equipe. Segundo ela, as lesões estão bastante diminuídas e a tendência é de que ele perceba melhoras nos próximos dias. O uso de soluções bucais para bochecho (Biotene é o nome da solução que Lucca está usando), por repetidas vezes ao longo do dia, tem ajudado em muito para evitar e/ou amenizar essa feridinhas.

Em geral, Lucca tem reclamado bem menos desse desconforto todo. Ontem e hoje pela manhã, contudo, ele se incomodou mais por conta de uma certa escamação dos lábios -- pedacinhos de pele que se levantam, como se estivesse descascando, mas que não devem ser 'puxados' ou tirados com os dentes. Porque isso poderia causar lesões mais doloridas e mais graves.

A melhor conduta nesse caso é hidratar bastante os lábios com bastonetes de manteiga de Cacau ou com outros óleos vitaminados próprios para isso. No caso do Lucca, o que o ajudou bastante foi um óleo à base de Ácidos Graxos Insaturados. Besuntamos bem seus lábios com esse óleo e, de fato, o aspecto geral melhorou muito.

Quando Lucca e eu vimos a embalagem e o princípio ativo desse medicamento, rimos muito. Que ironia do destino, pensamos.... Ele, que precisou descartar ao máximo tudo que pudesse levá-lo a acumular ácidos graxos de cadeia muito longa, por conta de seu efeito sobre a Adrenoleucodistrofia (ver post "Entendendo a Adrenoleucodistrofia - parte 1", de 21/3/2009), lá estava agora podendo fazer uso de algo que é muito próximo.

Boas surpresas trazidas pelos avanços na medicina!

Nenhum comentário: