quinta-feira, 26 de março de 2009

Xô, tédio!

É muito interessante ver a forma com que Lucca consegue lidar com tudo que está lhe acontecendo, em especial desde sua internação aqui no Einstein há quase 20 dias. Os primeiros, enquanto os efeitos da quimio e dos imunossupressores não faziam 'nem cosquinhas', ele passava o dia animadíssimo, jogando o tempo todo no Playstation e vibrando muito a cada nova conquista.

Depois vieram as reações adversas -- que já eram mesmo esperadas --, o que o levou a passar alguns dias super amoado, com muito sono e com pouquíssima disposição. Mesmo assim, no geral, os efeitos colaterais que ele vem tendo felizmente não são os piores que poderiam acontecer. E tenho certeza de que isso é um ótimo sinal nessa luta dele.

Nessa, que eu chamaria de terceira fase de sua estada aqui, quando ele volta aos poucos à tenacidade e vivacidade de sempre, ele de novo dá um baile no tempo, no marasmo da rotina daqui, no 'bode' tremendo que é ficar o dia inteiro dentro de um quarto de hospital de 4x4 talvez, fechado sem poder sequer sair no corredor ou receber visitar.

De vez em quando, como ontem, joga videogame. Muitas vezes, passa o tempo desenhando e pintando as gravuras que a Tia Ju (a psicóloga Juliana) lhe traz sempre. Noutras, monta quebra-cabeça, brinca com jogos de dama, xadrez, forca, stop etc. Também investe um bom tempo caçando palavras e preenchendo palavras-cruzadas em revistinhas tipo Coquetel. E ainda há os momentos em que fica apenas vendo TV (e vejam bem: aqui só tem Cartoon e o 'bendito' Discovery Kids -- que particularmente não aguento mais hehehehe...... imagino ele que já passou dessa fase do Dino Barney, BackYardigans, Hi-5 etc.). Deus do céu rsrs......

Mas, como tédio é definitivamente uma palavra que não existe no seu dicionário, Lucca dá um banho de criatividade. A coleção de seringas que começou como mera brincadeira e como uma forma de ocupar seu dia (e sua cabeça!), está virando um passatempo muito curtido por ele. Hoje, Lucca ficou uma boa parte da tarde e do início da noite contando as seringas, organizando por tamanho, encaixando tampinhas, ligando seringas aos conectores de cateter etc.... As 13 seringas de ontem já são 40 hoje. Dentre elas, as que ele está guardando também pra dar pros irmãos quando eles vierem visitá-lo.

Só há duas coisas que o estão incomodando: as feridinhas na boca, lábios e garganta, por conta da mucosite oral; e o cabelo caindo (apesar de termos raspado de novo com máquina zero, os fiapinhos curtinhos caem, rudam no travesseiro e nos lençóis e lhe fazem se coçar todo.... Nesse assunto, em específico, a cada dia é mas é muito legal ver como é algo com que ele lida bem.

Lembro sempre daquela novela em que a atriz Carolina Dieckman raspou o cabelo antes de um TMO (a personagem dela sofria de leucemia, e essa cena mobilizou muito o país todo). Chorei muuuuuito naquele dia e todas as 44 mil vezes que a cena foi repetida depois.... E se passar de novo, choro de novo. Porque me emocionou muito aquela situação.

Tb chorei à beça no domingo antes de virmos pro hospital, quando o Lucca raspou o cabelo pela primeira vez. Ontem quando passamos a máquina zero (o cabelo já tava bem grandinho desde a internação), ainda senti a emoção apertando o peito. Mas ele tava tão bem resolvido com isso, que só conseguia enche-lo de beijos e trocar minhas lágrimas por abraços bem apertados nele, debaixo do chuveiro mesmo....

Tudo nessa vida passa. E tenho certeza de que esse pesadelo todo está muito perto de acabar! De vez!

2 comentários:

Vêneto&Huesca disse...

Eu tb tenho certeza de que essa fazse difícil vai passar, mas que como nada é por acaso, Lucca e você vão fazer muita diferença na vida de outras pessoas.
A matéria saiu hoje, prepare-se para mais visitas no blog (aliás, muito oportuna as novas ilustrações, assim quem entrar vai se informando cada vez mais).
A partir de meio-dia a matéria e todas as retrancas vão estar completas no site (por enquanto só a chamada -
www.cruzeirodosul.inf.br//materia.phl?editoria=33&id=171742). A coluna Gentileza também é sobre o tema.
O médico me respondeu colocando-se à disposição, mas já estava fechado, então fica para uma próxima, que haverá certamente, pois temos umamutirão de cadastro na cidade no dia 7 de abril.
beijo grande.
beijoca no Lucca.
Estela

Rafael Prado disse...

Lu e Lu,

Força, estamos acompanhando diariamente o blog, o Rafa curte muito saber as boas notícias do "melhor" amigo.
Estamos com vcs... sempre...
bjs

Stela e Rafa