sexta-feira, 27 de março de 2009

PROCURA-SE DOADORES DE PLAQUETAS!

Como tenho compartilhado nos últimos dias, Lucca recebe com alguma regularidade transfusões de sangue, principalmente transfusões de plaquetas. Isso se deve ao fato de o organismo dele ainda não conseguir produzir os componentes do sangue com a normalidade necessária -- o que deverá acontecer até que haja o que chamamos de 'pega medular', isto é, até que as células-tronco do cordão umbilical que ele recebeu na semana passada passem a se multiplicar dentro do organismo dele e lhe restabeleça a condição perfeita de reprodução sanguínea.

Como só é possivel obter plaquetas por meio de doação, o exercício da solidariedade aqui cumpre mais um importante papel. Sei que muitas são as pessoas que se sensibilizaram e acompanham o caso do meu filho Lucca. E que já se cadastraram como doadores de medula ou, na impossibilidade de fazê-lo, buscaram mobilizar outras tantas pessoas.

Tomo a liberdade de pedir a vocês que me ajudem em mais uma campanha, utilizando a força dessa enorme corrente do bem que se criou em torno do Lucca.

O Banco de Sangue do Einstein, onde ele está internado de 9/3, está buscando doadores para que possa repor seus estoques de plaquetas. Isso é fundamental para que não faltem plaquetas não apenas para o Lucca, mas para todos os pacientes que eventualmente precisem desse material.


A IMPORTÃNCIA DAS PLAQUETAS
A plaqueta é um dos componentes do sangue fundamental no processo de coagulação. A diminuição na quantidade de plaquetas (ou alteração em sua função) pode predispor a sangramentos. A transfusão de concentrado de plaquetas é uma das formas de minimizar o risco de hemorragias, muito freqüentes em pacientes portadores de tumor em tratamento com quimioterapia, naqueles submetidos a transplantes ou com falência de medula óssea.

A Doação de Plaquetas é diferente da Doação de Sangue: Retira-se o sangue, separam-se as plaquetas e, então, devolvem-se os outros componentes do sangue ao doador. Tudo isso de forma concomitante, estéril e segura.


COMO SE DÁ O PROCESSO DE DOAÇÃO DE PLAQUETAS
O sangue é retirado do doador, separado nos seus componentes e as plaquetas são coletadas e armazenadas numa bolsa do circuito descartável e estéril acoplado ao equipamento de aférese (automatizada). Os outros componentes sanguíneos são devolvidos ao doador. A duração média da coleta é de cerca de 90 minutos. A doação de plaquetas por aférese oferece a vantagem de coletar de um único doador, um componente com número de plaquetas suficiente para transfusão em um adulto. Numa doação de sangue convencional, seriam necessários seis doadores para obter o mesmo número de plaquetas. O concentrado de plaquetas coletado pode ser mantido em estoque, no máximo, por cinco dias. Esse é um dos fatores que contribuem para a necessidade constante de doação de plaquetas, principalmente por aférese.

Os equipamentos atuais contêm vários dispositivos que permitem executar coleta automatizada de forma segura, podendo, no entanto, ocorrer alguns efeitos adversos mínimos. As manifestações indesejáveis são leves e facilmente contornáveis na grande maioria das vezes. O profissional que executa a coleta questiona e observa o doador periodicamente, para evitar ou tratar imediatamente qualquer intercorrência.

Podem ocorrer algumas reações, mas que são facilmente resolvidas durante a doação pela equipe do Banco de Sangue.como:
  • Dor local ou perda da veia puncionada podem ocorrer durante e após a doação, assim como extravasamento de sangue para os tecidos vizinhos (hematoma).
  • Queda de pressão arterial (com tontura, palidez, náuseas/vômitos, palpitações e sudorese fria) pode ocorrer, por causa do volume de sangue retido no circuito descartável durante a doação.
  • leve sensação de anestesia ou formigamento nos lábios, na face, ou em outras regiões do corpo (decorrentes do uso da solução anti-coagulante utilizada)
  • Manifestações alérgicas (são raras, e incluem coceira pelo corpo)
  • discreto inchaço nos olhos e lacrimejamento.

Nenhum comentário: