quinta-feira, 12 de março de 2009

Mais de 15 doenças têm o TMO como alternativa de tratamento

Surgido na década de 70, graças ao pioneirismo de E. Donnall Thomas e colaboradores (reconhecido mais tarde com o Prêmio Nobel em Fisiologia e Medicina), o Transplante de Medula Óssea (TMO) -- ou Transplante de Células Progenitoras Hematopoéticas (TCPH) -- é um procedimento médico indicado principalmente para pacientes que sofrem de doenças da medula óssea e certos tipos de câncer hematológicos. Na verdade, o número de doenças que têm o TMO (ou TCPH) como alternativa de tratamento ultrapassa a casa das duas dezenas:

DOENÇAS ADQUIRIDAS
  1. Leucemia Linfóide Aguda
  2. Leucemia Mielóide Aguda
  3. Leucemia Mielóide Crônica
  4. Anemia Aplástica
  5. Doença de Hodgkin
  6. Mieloma Múltiplo
  7. Mielodisplasia
  8. Linfoma Não-Hodgkin
  9. Hemoglobinúria Paroxística Noturna (HPN)
  10. Aplasia Severa
  11. Envevenação Radioativa

DOENÇAS CONGÊNITAS

  1. Adrenoleucodistrofia
  2. Síndrome de Hurler
  3. Doença de Krabbe
  4. Leucodistrofia Metacromática
  5. Talassemia
  6. Linfohistiocitose Hemofagocítica (LHH)
  7. Síndrome de Wiskott-Aldrich
  8. Alguns Erros Inatos do Metabolismo

O TMO (ou TCPH) é um tipo de transplante diferente dos demais transplantes de órgãos já que o receptor recebe, por via endovenosa, um aspirado de células de medula óssea do doador, e essas células migram pelo sangue até se fixarem na medula óssea (dentro dos ossos) do receptor e, então, voltarem a se multiplicar e cumprir suas funções fisiológicas no hospedeiro.

Apesar de aparentemente simples, ainda é um procedimento de risco e está indicado apenas em doenças graves e em condições específicas. As principais complicações do transplante são infecções, recidivas da doença anterior e a Doença do Enxerto Contra Hospedeiro (DECH) -- também conhecida como Graft versus Host Disease (GVHD) --, em que as novas células infundidas no sistema imunológico do receptor, ao não reconhecer as células do hospedeiro, passam a destruí-las como se fossem uma infecção.

Fontes consultadas:
INCA - www.inca.org.br
Abrale - www.abrale.org.br
Wikipedia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Transplante_de_medula_%C3%B3ssea

Nenhum comentário: