domingo, 1 de janeiro de 2012

Você já programou sua sessão de check-up de saúde?

O começo de ano é período de refletir sobre o ano que acabou e mentalizar as metas para o ano que está começando. E os cuidados com a saúde tem aparecido cada vez mais nessa lista de metas a cumprir dos brasileiros. No HCor, em São Paulo, por exemplo, entre os meses de janeiro e fevereiro, a busca por check-up preventivos cresce 30%.

O check-up preventivo é uma ferramenta para avaliar como está sua saúde e também para auxiliar na descoberta precoce de certas doenças, que é um importante passo no processo de cura das mesmas. Homens e mulheres com mais de 35 anos são aconselhados a realizar esse procedimento pelo menos uma vez ao ano.

As avaliações têm o intuito de identificar eventuais doenças e seus possíveis fatores de risco - baseado em dados clínicos e achados de exames. São pesquisadas doenças frequentes e clinicamente importantes com impacto na saúde e na qualidade de vida, como tumores, doenças cardiovasculares, metabólicas e infecciosas.

A medicina preventiva tem merecido cada vez mais espaço, já que nos últimos anos os exames têm se tornado menos invasivos e muito mais precisos. Uma das áreas que teve maior ganho foi a oncologia com o equipamento PET/CT (Positron Emission Tomograph), que pode detectar focos pequenos de células cancerígenas. Além disso, com a popularização da mamografia de alta definição, que diagnostica tumores de até meio milímetro, conseguiu-se reduzir em 30% o número de casos fatais.
Com o mesmo princípio, de forma simples, a urologia, por meio da dosagem de PSA (Antígeno Prostático Específico) no sangue e toque retal consegue detectar câncer de próstata de forma precoce e cura em torno de 90% dos casos.

Entre as doenças cardiovasculares, a principal é a aterosclerose, que provoca deposição de gordura e entupimento de artérias do corpo humano, causando o infarto do miocárdio e o acidente vascular cerebral (derrame), além da insuficiência renal e a doença vascular periférica, entre outras. Para o aparecimento da doença é necessária a presença de fatores de risco, como tabagismo, obesidade, hipertensão arterial, colesterol elevado e diabetes. “Se controlarmos os fatores de risco, e a isto aliarmos uma vida saudável, com alimentação regrada (não significa sem sabor) e exercícios adequados, reduziremos em 90% o risco do aparecimento do infarto”, finaliza o especialista Dr. César Jardim.

Nenhum comentário: