sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Jaú precisa urgentemente de sangue e plaquetas!

Hemonúcleo Regional pede ajuda urgente da população

Estoques de sangue e plaquetas muito abaixo do necessário para a segurança na distribuição de hemocomponentes para os serviços atendidos. Cirurgias a ponto de serem desmarcadas. Vidas em risco.

Mal começou o ano e os hemocentros já sofrem com a falta de doadores. Pouco expressivas em épocas do ano como o inverno, férias escolares e festas de final de ano — cerca de 30% abaixo do necessário, as doações no Hemonúcleo Regional de Jahu (SP) no mês de janeiro estão ainda mais tímidas e a unidade pede ajuda.

Responsável pela distribuição de sangue para nove municípios e 11 hospitais da região, o Hemonúcleo é um dos centros que passam por problemas com a baixa dos estoques e faz apelo por doações, especialmente de plaquetas.

O coordenador técnico Francisco Martins da Costa Filho explica que o caráter constante de urgência para captação de sangue do local se dá em virtude da demanda: entre os hospitais que atende esta o Hospital Amaral Carvalho (HAC) que é o que mais utiliza bolsas de sangue, pois trata pacientes que fazem quimioterapia e transplante de medula óssea e, por isso, precisam de mais transfusões.

Para Francisco, doadores de sangue são sujeitos especiais, movidos pelo desejo de ajudar a salvar vidas de pessoas que na maioria das vezes nem conhecem. “Dispensando apenas 25 minutos (em média) para doar um pouco de seu sangue, o doador ajuda a salvar a vida de até três pacientes diferentes”, esclarece. Isso mesmo. Em uma só doação — cerca de 450 ml de sangue, o material é fracionado em três hemocomponentes: plaquetas, plasma e hemácias.

Mas, mesmo sabendo que a doação pode salvar vidas, muitas pessoas não doam sangue por comodismo ou até medo. “Será que vai doer? Eu vou passar mal?”. Francisco afirma que a doação é um ato seguro e praticamente indolor, não traz nenhum prejuízo ou consequência à saúde do doador, não o obriga a doar sangue para o resto da vida, não engrossa o sangue e não aumenta a pressão. “Qualquer pessoa pode doar, basta seguir os requisitos básicos”, diz.

Veja o que é preciso para fazer sua doação de sangue e/ou plaquetas
  • Estar em boas condições de saúde e descanso;
  • Ter entre 16 e 67 anos (menores de 18 podem doar acompanhados de um dos pais ou responsável legal. Maiores de 65 anos só podem doar se já doaram antes dos 60 anos);
  • Pesar no mínimo 50 kg;
  • Estar alimentado (mas evite ingerir alimentos gordurosos);
  • Apresentar documento oficial de identidade com foto;
  • Não ter tido hepatite após os 10 anos de idade;
  • Não estar utilizando medicamentos;
  • Não estar resfriado ou com gripe;
  • Não ter tido doença de Chagas, Sífilis, Malária ou ser soropositivo de AIDS;
  • Não ter feito tatuagem ou colocado piercing nos últimos 12 meses;
  • Se mulher, não estar grávida ou amamentando.

Serviço
Hemonúcleo Regional de Jahu - HAC
Rua Dona Silvéria, 150 – Jaú / SP
Informações: (14) 3602-1355 ou 3602-1356

HORÁRIO DE ATENDIMENTO
-Segundas, terças, quintas e sextas-feiras, das 7h30 às 12h e das 14h às 16h30.
-Quartas-feiras, das 7h30 às 12h e das 14h às 20h.
-Sábados, das 7h30 às 12h.

Nenhum comentário: