quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Contagem regressiva....

Significado é o que não falta para a data do nosso aniversário. Uns dizem que ela representa renovação. Para outros, é simplesmente o marco de uma etapa que se foi. E ainda há os que acreditam que ali estão sentidos muito mais intensos que poucos podem compreender ou enxergar.

Eu, amante do simbolismo que sou, pendo mais para essa terceira opção. Acho, no fundo, que o dia do meu aniversário carrega consigo um bocado de coisas inexplicáveis, um tanto de memórias impagáveis, um montão de explicações incontestáveis. Mais: um sem número de vontades, desejos, emoções e esperanças, que, em mim, se renovam a cada ano.

E olha que já passei meu aniversário em situações das mais diferentes. Pena que, numa grande maioria delas, infelizmente, estava triste, acreditam? Porque era como se me faltasse algum sentido, alguma razão. Contudo, e por mais doloridas que as feridas estivessem, eu insistia em acreditar que o dia seguinte seria mais bacana. 'Síndrome de Poliana'?? talvez.... Mas, por que não?

Confiar que o próximo minuto será melhor é o mínimo que podemos fazer. E devemos fazer. Porque podemos mesmo. Podemos fazê-lo melhor. Afinal ele ainda não aconteceu -- é como uma nova chance que a vida nos dá de presente.

Pra ser bem sincera, a despeito de qualquer coisa e qualquer medo e qualquer dor, adoro fazer aniversário. Me enche de gás. Me preenche de esperança!

É um momento que faço questão de ganhar beijos, abraços, palavras e afagos daquelas pessoas queridas, de quem gosto tanto, que cuidam de mim, que estão por perto mesmo que não fisicamente. Pessoas do bem, que fazem bem, que me fazem bem. Porque isso me faz sentir viva de verdade. Me devolve o ânimo. Me dá mais gana de viver!

Por isso saio anunciando a data aos quatro ventos rs......
E, nesse ano, não pode ser diferente. Ainda mais nesse ano que tenho buscado e encontrado colo nos braços e palavras de gente tão legal. Amigos de fato queridos. Que me mantêm em pé. Que me acolhem. Que me levam adiante.


******************************
"Fazer aniversário é ter a certeza de que a vida é vista de uma maneira diferente. É brincar de crescer e, quem sabe, mais tarde, virar 'gente grande'.É sorrir sem ter motivo ou chorar pela mesma coisa. É ter, de novo, a certeza de que os sonhos ainda poderão se realizar.É reconhecer que amigos se importam com a sua importância.É contar o tempo que se viveu e o que se deixou de viver.É luz na escuridão.É lembrar da vitória de um dia ter sido embrião.É aprender a valorizar o tempo.É contar com a presença dos ausentes.É tornar novo o que se fez velho.É fazer do novo o sempre.Enfim... fazer aniversário é contar os minutos, as horas, os dias, meses e anos,,e muito mais que tudo isso,,Fazer aniversário é saber que se deve viver intensamente, dar à vida o valor que ela de fato tem. Porque fazer aniversário é viver sem preço, mas viver feliz"
(Lyndcey Lee)

******************************
CURIOSIDADE
Em relação à etimologia da palavra aniversário, ela vem do latim anniversarius, que significa "o que volta todos os anos" ou "o que acontece todos os anos. Quanto ao costume de comemorar o dia do nascimento de alguém, segundo estudiosos, tal prática teve início em Roma. A solenidade, que se renovava todos os anos, era festejada sob os auspícios do Gênio que se invocava como a divindade que presidia ao nascimento das pessoas. Costumavam erguer um altar sobre a relva e o cercavam com ervas e plantas sagradas. O nosso conhecido bolo de aniversário originou-se na antiga Grécia, quando se homenageavam, no sexto dia de cada mês, a deusa Ártemis, com um bolo cheio de velas que simbolizavam a claridade da Lua.

Um comentário:

Tatiane Minharro disse...

Oi Lu...Amiga, guerreira...

Encontrei com a sua irmã domingo e ela disse que vc está viajando... :(
Estamos com muita saudade!!! Vc sumiu....
Da um sinal de vida para nós, ok???
Saudades